PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Autoconfiança e humildade: as chaves para sua prosperidade financeira”, por Robinson Guedes

Meus amigos, nas últimas semanas trouxe assuntos voltados ao empreendedorismo, como a tomada de decisão e a noção de riscos e perigos a um negócio. Hoje seguirei falando deste tema, mas dessa vez, abordando um conceito que é pode ser visto como uma lição para a vida em geral, mas que também fará total diferença na sua vida financeira: a relação entre confiança, autoconfiança e humildade.

Pois bem, a autoconfiança é um diferencial importante que lhe apresentará novos horizontes. Por meio dela, você poderá transmitir um espírito de positividade a seus parceiros, funcionários e clientes, abrindo um leque de possibilidades para te posicionar como uma referência em seu meio. Mas como conquistar ou ter essa virtude? A palavra-chave é preparo.

Quando você está atualizado, com a plena noção do funcionamento do seu nicho de atuação e estando munido de conhecimento acerca do seu ambiente e de suas conexões, você naturalmente cometerá menos equívocos e demonstrará mais confiança, criando uma relação quase que natural entre a sua imagem e o bom desempenho. Claro, isso não se trata da mera aparência (que também é importante), pois o conteúdo que você tem a apresentar lhe tornará mais propenso a ser uma referência.

Porém, lembre-se que ter confiança para agir requer a valiosa humildade para não dar um passo maior que a perna. Quando falo deste aspecto, faço referência direta a estar aberto a conselhos e direcionamentos.

E quando digo isso, não falo apenas de acompanhar players mais experientes ou referências de mercado – estes que, querendo ou não, são referências. Falo em especial de pessoas que podem lhe oferecer uma outra visão, talvez até menos técnica, mas que pode ser útil para reconsiderar alguma tomada de decisão ou algum rumo que vem sendo tomado.

O exercício da humildade também compreende ouvir e absorver críticas. Ninguém está isento de alguma chamada de atenção ou de repreensões no dia a dia, e é nessas horas que você, enquanto empreendedor ativo que busca o sucesso, deve saber que a sua visão não é a definitiva, tampouco a necessariamente “correta”. Ouvir é o caminho e absorver é a chave.

Como havia dito no início, estas são lições para a vida, então aos que não buscam o empreendedorismo, primeiramente, recomendo que pense sobre a possibilidade, pois pode ser importante para encontrar novos rumos na carreira. E aos que atuam nesta área, saiba que o maior erro no meio empresarial é acreditar que sua opinião é a única que vale. Tenha essa visão e seu negócio irá por água abaixo; tenha humildade e confiança para então prosperar.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)