PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“A nova Central de Interpretação de Libras de Suzano”, por Alex Santos

Hoje venho falar sobre a grande novidade anunciada pela gestão Rodrigo Ashiuchi na última semana, que é a Central de Interpretação de Libras, um serviço pioneiro na região que passa a garantir atendimento gratuito à comunidade surda suzanense nos equipamentos públicos da cidade.

Pois bem, a autoria desta grande iniciativa é do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais, o Saspe, que por meio da primeira-dama Larissa Ashiuchi, fechou uma importante parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Pública, gerida pelo secretário Paulo Pavione, para prover acesso aos mais diversos serviços que oferecemos no município.

A dinâmica é a seguinte: os interessados podem contar com a central de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, tendo de preencher um formulário on-line no site da Prefeitura com até cinco dias de antecedência para ter garantia ao atendimento personalizado. A partir disso, o solicitante entrará em uma videochamada com a intérprete no dia e horário estipulado, garantindo a plena comunicação com o prestador de serviços.

Vale lembrar que o serviço também poderá ser solicitado pelos atendentes dos equipamentos públicos municipais em casos específicos, assegurando o auxílio de intérprete de Libras de modo gratuito, garantindo assim o pleno atendimento na rede de Atenção à Saúde, na Assistência Social e em todos os demais serviços públicos administrados pela Prefeitura de Suzano, o que inclui, por exemplo, o Procon.

Importante ressaltar que esta é uma iniciativa cuja aplicação foi possível graças à Lei Municipal 5.415/2023, de autoria do vereador Jaime Siunte, abrindo espaço para implementação de um modelo pioneiro que fará muita diferença. Casos como este mostram que todos nós devemos trabalhar juntos em prol de um mesmo ideal, que aqui, é o bem-estar da população.

Existe um público que precisa desta forma de acessibilidade para exercer seus plenos direitos, sem constrangimentos. A ideia é muito bem-vinda e contribui para que Suzano avance no trabalho de inclusão social, mesmo que este seja um projeto experimental, ainda em fase de teste, o mapeamento das necessidades das pessoas com deficiência já é um marco para a cidade.

Como você pode ver, esta novidade representa um avanço nunca antes visto no Alto Tietê, sendo um passo essencial para a inclusão. Digo isso não só por conta do pioneirismo que mostra nosso senso de inovação e trabalho por Suzano, mas, em especial, pela diferença que a comunidade surda terá em seu dia a dia.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)