PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Procon de Mogi das Cruzes faz alerta sobre golpe que usa boletos falsos de cartão de crédito

O Procon de Mogi das Cruzes registrou no último mês cinco casos de faturas fraudulentas de cartão de crédito da empresa Porto Seguro. As faturas, recebidas pelos consumidores pelos Correios, apresentavam dados, logomarca e informações similares aos documentos reais, mas tinham um destinatário final diferente para o pagamento. Caso o pagamento seja realizado, o valor será encaminhado a uma terceira parte, enquanto a dívida original permanecerá pendente e sujeita a juros.

O Procon alerta os consumidores para conferirem o nome e o CNPJ da empresa emissora, além do valor da transação financeira, em qualquer boleto que receberem, seja por Correios ou e-mail. Os consumidores que já pagaram um boleto da mesma empresa devem comparar se as informações da conta de destino são as mesmas.

Caso o pagamento seja realizado em casas lotéricas, o consumidor deve pedir ao atendente para confirmar o beneficiário final. A ausência dessa verificação pode ser considerada um mau atendimento ao cliente.

Dada a natureza potencialmente fraudulenta da situação, o Procon também aconselha que os consumidores registrem um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil, para que o caso possa ser investigado. Os consumidores devem também registrar a ocorrência no Procon para uma análise mais detalhada, especialmente se houve acesso não autorizado aos seus dados, o que pode gerar responsabilização da empresa sob a Lei de Proteção de Dados.