PUBLICIDADE

Menina de 10 anos que realizou campanha a favor da doação de órgãos recebe transplante de coração

Lavínia Machado Cruvinel tem 10 anos e ficou conhecida nas redes sociais após criar uma campanha destacando a importância da doação de órgãos. Nesta terça-feira (30), ela sentiu o amor da doação em si, ao passar por uma cirurgia de transplante de coração, em um hospital de São Paulo.
“Hoje, eu recebi o presente mais especial da minha vida todinha: uma família disse ‘sim’ para a doação de órgãos”, disse ela em suas redes sociais.

A menina é natural de Medeiros, no interior de Minas Gerais. Quando tinha apenas seis meses de vida, ela foi diagnosticada com miocardiopatia hipertrófica, rara doença que provoca um aumento no músculo cardíaco, o que dificulta o fluxo sanguíneo no corpo.

Quando tinha apenas 3 anos, Lavínia teve que passar por uma cirurgia para colocar um marcapasso. Em 2018, quando tinha apenas 5 anos, ela participou da campanha “O Brasil Que Eu Quero”, feita pela TV Globo antes das eleições.
“O Brasil que eu quero para o futuro é que você olhe para o lado, tenha mais amor no seu coração e avise a sua família: ‘Sou doador de órgãos'”, disse ela na ocasião.

Em novembro de 2022, ela deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Teve alta um mês depois, mas depois de uma série de desmaios e a progressão de sua doença no coração, teve que retornar ao hospital para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em março deste ano.

A partir daí, ela entrou na fila de espera por um novo coração. Em suas redes sociais, ela sempre falou sobre a importância da doação de órgãos e, quando teve de se mudar para o hospital para realizar o acompanhamento mostrava toda a rotina hospitalar. Atualmente, ela tem 53,3 mil seguidores, que acompanharam sua jornada até o momento do transplante.

A notícia de que haveria um doador chegou já nesta terça-feira. Segundo a mãe da menina, Michelle Machado, após a notícia de que havia um doador disponível, foi preciso correr para realizar todos os exames e certificar a compatibilidade do coração doado.
Meu coração está chegando, e junto dele vem muito amor. Vem muito amor de uma família que agora chora porque perdeu alguém muito querido. Fica aqui a minha gratidão eterna por terem dito ‘sim’ pela minha vida”, disse a menina.

Quando comprovada a compatibilidade, a menina foi direcionada para a sala de cirurgia, que durou cerca de quatro horas. A previsão é que a menina continue internada por mais 30 dias.
“A recuperação é um dia de cada vez, o corpo precisa se adaptar a um coração lindo e forte, com as medicações sendo ajustadas dia após dia”, afirmou a mãe. “Estou em lágrimas de tanta gratidão a Deus por ter preparado tudo no melhor momento e gratidão eterna a todas as famílias doadoras, que salvam vidas.”

Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), mais de 55 mil pessoas aguardavam na lista de espera por um transplante no Brasil, até março. Do total, 1.067 são crianças e 59 esperavam um coração como Lavínia.

Para ser um doador, a pessoa deve apenas avisar a própria família, que será responsável por comunicar à equipe médica que o paciente é doador para autorização da retirada dos órgãos.

(com informações dos portais g1 e Metrópoles)