PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Administrar também é cuidar do Meio Ambiente”, por Alex Santos

Entramos no mês de junho, quando celebramos o “Mês do Meio Ambiente”, em alusão ao último dia 5, que foi marcado pelo “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre alguns dos trabalhos que conduzimos em prol desta causa em Suzano, abordando projetos e ações diversas encabeçadas pela administração municipal por meio dos trabalhos da Secretaria de Meio Ambiente e de demais setores parceiros.

Nossa cidade foca na conscientização de forma direta e eficaz com diversas atividades de incentivo ao cuidado ambiental, começando no meio escolar. Conduzimos este tema por meio do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), que tem a premissa de divulgar e promover ações educativas a fim de formar cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente e capazes de contribuir com uma cidade mais saudável e socialmente justa, com projetos diversos, incluindo palestras sobre resíduos sólidos, poluição do ar, consumo consciente da água, entre outros temas indispensáveis.

Nesta seara, temos ainda os métodos e ferramentas para resoluções imediatas em casos de irregularidades ou de acúmulos de resíduos indesejáveis pois, em Suzano, disponibilizamos programas e equipamentos para descarte, coleta e reutilização de materiais recicláveis de modo gratuito.

Os munícipes podem buscar o serviço sob demanda do Cata-Treco para remover grandes volumes de inservíveis diretamente de suas residências; há também os quatro Ecopontos Municipais que recebem inutilizáveis para coleta e eventual reaproveitamento. De forma complementar, contamos ainda com as centrais de triagem localizadas nos bairros Jardim Colorado e Cidade Miguel Badra, que também incluem estes trabalhos.

Mas talvez a mais arrojada iniciativa em andamento é o novo projeto de coleta e tratamento de resíduos sólidos do município. A proposta inovadora prevê a concessão administrativa dos serviços de limpeza urbana por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e tem o objetivo de se tornar modelo para todo o País, garantindo mais sustentabilidade, geração de empregos e energia, além de uma economia anual de R$ 1,7 milhão. A concessão deixa um legado para as gerações futuras, com mais agilidade e eficiência na prestação de serviços, além do retorno ambiental.

E isso é só o começo! Há muito sendo feito no dia a dia da administração com temas e propostas que competem a todos nós. Assim, também contamos com uma ferramenta essencial para o auxílio nesta área, que é o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). O grupo nos permite entender demandas específicas quanto à proteção da fauna, da flora e dos recursos naturais na cidade ao ouvir a sociedade civil de modo direto.

Todas estas são ações cruciais que plantam um caminho de sustentabilidade às futuras gerações. Por isso, vale lembrar que o ideal de preservação da natureza está sendo celebrado em junho com uma importante campanha promovida pela pasta do Meio Ambiente, hoje chefiada pelo competente André Chiang.

Diversas ações serão promovidas ao longo do mês para tratar do tema, incluindo eventos de adoção responsável do projeto “Baby, Me Leva”, palestras orientativas em escolas, reuniões esportivas e plantios no Parque Max Feffer e no Viveiro Municipal, e muito mais. Toda a programação pode ser verificada no site suzano.sp.gov.br, da Prefeitura de Suzano.

Ressalto o compromisso da gestão, liderada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, com o presente e o futuro da cidade. Aos suzanenses, afirmo com total certeza que seguiremos empenhados no cuidado ambiental.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)