O Procon de Suzano, vinculado à Prefeitura, está alertando os comerciantes locais sobre indivíduos que estão se passando por fiscais e tentando vender exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os golpistas se apresentam como servidores do Procon e ameaçam com multas se o material impresso não for comprado, uma prática que não é adotada pela instituição.
O Procon de Suzano apenas verifica a existência do documento no comércio e dá orientações sobre a importância de mantê-lo disponível aos consumidores. O órgão não interfere na maneira como a compra é realizada ou na escolha do fornecedor do material.
Últimas Notícias
- Operação da GCM de Itaquaquecetuba localiza “apartamento bomba” e gera grande prejuízo a criminosos; adolescente é apreendido na ação
- Em Suzano, nova lei obriga a instalação de câmeras de monitoramento e alarmes em escolas públicas e privadas
- Entidades estudantis promovem manifestação contra o aumento da passagem de ônibus em Itaquaquecetuba; prefeitura se posiciona
Além disso, outra tentativa de fraude foi identificada envolvendo casas de repouso e clínicas. Neste caso, os golpistas se passam por servidores do Procon e cobram pagamentos indevidos, afirmando que o pagamento isentaria o local de passar por uma vistoria.
O Procon ressalta que o conteúdo do CDC pode ser acessado online através do link www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm. Para mais informações ou esclarecimentos sobre situações suspeitas, os comerciantes e prestadores de serviço podem entrar em contato com o órgão pelos telefones (11) 4744-7322 e (11) 4744-7461.