Em pleno inverno, Suzano, Mogi das Cruzes e região terão dias de verão até quinta-feira (24); Temperatura pode chegar aos 34ºC

Entre essa terça-feira (22) e a próxima quinta-feira (24), o Estado de São Paulo enfrentará alta temperatura e baixa umidade, segundo a Defesa Civil Estadual.
Em Suzano, Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e cidades da região do Alto Tietê, espera-se que os termômetros alcancem até 34ºC na quarta-feira (23).

A onda de calor é consequência de uma potente massa de ar, intensificada pelos ventos do Noroeste. O resultado é uma queda drástica no índice de umidade relativa do ar na maioria das regiões, exceto o litoral.

Nas áreas de Jales e Araçatuba, situadas nas faixas oeste e noroeste de São Paulo, as temperaturas devem superar 40°C, especialmente entre quarta e quinta-feira. Nessas áreas, a umidade do ar pode cair para menos de 20%, o que potencializa o risco de incêndios florestais.

Na cidade de São Paulo e região metropolitana (incluindo o Alto Tietê), a máxima prevista é de 34°C, com um índice de umidade relativa do ar atingindo 25%. Este nível já requer atenção.

A Defesa Civil adverte a população para que evite provocar queimadas ou descartar bitucas de cigarro em rodovias. Além do risco iminente de grandes incêndios, tais atitudes configuram crimes ambientais.