Mogi das Cruzes realiza Feira da Economia Solidária com degustação gratuita, exposição e venda de produtos no Mercadão Municipal, neste sábado (16)

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes, por meio do programa Conduz e em parceria da Secretaria de Agricultura, promoverá neste sábado (16), a Feira da Economia Solidária.
O evento é gratuito e será realizado na Loja da Economia Solidária, localizado no piso superior do Mercado Municipal, das 10 às 15 horas. A iniciativa faz parte da programação especial em comemoração ao aniversário de 463 anos da cidade.

Com apoio e acompanhamento do programa Conduz, a iniciativa tem como intuito oferecer um espaço de exposição, degustações e venda de produtos de micro e pequenos negócios que estão iniciando seus trabalhos. Além disso, serão ofertadas duas oficinas gratuitas e aberta ao público ministradas pelas artesãs da própria Loja da Economia Solidária.

Para a programação das aulas está prevista a oficina de patchcolagem, uma técnica que consiste em aplicar um tecido sobre o outro, oferecida das 9 horas ao meio-dia. Enquanto das 13 horas até às 15 horas, os visitantes poderão assistir a aula de macramê, que consiste em uma técnica de tecelagem manual. Interessados (as) podem inscrever-se previamente na própria loja ou presencialmente no dia da feira.

Durante o evento, será realizada a apresentação oficial das novas instalações da Loja da Economia Solidária. Resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais, com o objetivo de obter a doação de materiais, estruturar e inaugurar o local, o espaço foi fundado em novembro de 2021. Inicialmente, o local ocupava um box do piso superior do Mercadão, porém o propósito sempre foi ampliar para dois, na qual foi concluído recentemente.

Com a ampliação do espaço foi possível criar um ambiente adequado para a realização de oficinas. Ademais, a porta de ferro foi substituída por uma de vidro, modernizando a estética do local, além de proporcionar maior visibilidade.

O trabalho desenvolvido pela Loja da Economia Solidária envolve dois pilares do programa Conduz, como qualificação de mão de obra e a incubação social, com intuito de oferecer formação e profissionalização de empreendedores e empreendimentos econômicos, a pessoas que vivem ou viviam em situação de vulnerabilidade social e busca, no empreendedorismo, superar essa condição, por meio de capacitação e posterior geração de renda.

Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa Conduz é promovido pelo órgão desde 2019, na qual recentemente conseguiu a legislação própria em fevereiro de 2023. Diante disso, o projeto adquiriu respaldo jurídico, consolidou-se enquanto política permanente, além de receber uma estrutura organizacional mais eficiente, com novas ferramentas, em benefício dos contemplados.