PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“As Quatro Estações”, por Luci Bonini

Vivaldi compôs “As quatro estações”, que são quatro concertos para violino e orquestra. Composta no século XVIII, essa obra é um belo exemplo do período barroco.

O que mais me chama a atenção é que se usa sempre o destaque da primavera. Não só na música, mas me parece que também no entendimento humano a Primavera é a mais bela estação do ano. Há inúmeras razões para isso, claro! É o fim do frio e úmido inverno, é o início da alegria nos céus com a chegada do acasalamento dos pássaros, cujos gorjeios e cantorias, melhoram as nossas manhãs, como uma prece à natureza.

Da janela do meu quarto, os arbustos, os vasos e as árvores me sorriem ao iniciar seu florescimento e quase que num cochicho me dizem, daqui a pouco virão os frutos.

Nosso ciclo anual entre horas, dias, semanas e meses estão sempre voltados aos nossos afazeres, mas cada estação marca em nós certos sentimentos, e eu não posso negar que a primavera me traz muita alegria, pois vejo o meu jardim florir e minhas árvores se prepararem para dar os frutos. A amoreira, a jabuticabeira, a pitangueira, o abacateiro… uns já carregados, outros ainda anunciando sua abundância.

É isso mesmo, a palavra abundância descreve a primavera. Basta olhar para todos os lados e ver que até as pessoas estão mais bem-humoradas e mais esperançosas.

Vale a pena refletir nos belos cenários que a natureza nos traz em todas as estações. Cada uma tem seu sentido, cada uma tem um tipo de abundância: seja de dias cinzentos e frios como o inverno, seja a abundância do calor no verão ou as folhas que caem no outono, mas a primavera é colorida e nós seres humanos gostamos de cores variadas.

A Terra, talvez, seja o único planeta habitado com uma diversidade inimaginável de cores tanto no reino vegetal, como no animal e mineral.

Somos bem-aventurados com as cores das flores e os diferentes matizes das árvores, no reino mineral, cristais e minerais guardam cores preciosas e nós seres humanos, temos diferentes tons de pele que fazem da nossa diversidade uma paleta de cores nas mãos do divino Criador.

Feliz Primavera!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)