Nesta semana, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba uniram esforços para embelezar a praça Padre João Álvares, localizada na área central da cidade.
A ação consistiu no plantio de 60 mudas de orquídeas, visando aproveitar as espécies em benefício do microclima da praça central.
As orquídeas, das espécies Dendrobium Swartz, Oncidium Swartz e Phalaenopsis Blume, foram fixadas nas árvores com o auxílio de materiais como TNT, musgo Sphagnum para retenção de umidade e barbante para amarração. Essas medidas visam garantir que as plantas permaneçam seguras, mesmo diante de chuvas ou fortes ventos.
Últimas Notícias
- Rede de fast food com unidades em Suzano, Mogi das Cruzes e região lançará combo especial do Chaves com miniaturas “Acapulco”, lanche de presunto e até refresco de tamarindo
- Casal é assassinado dentro da própria casa por homens encapuzados em Itaquaquecetuba
- Mudanças na operação das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e região, afetam passageiros no fim de semana
Além de sua beleza, as orquídeas desempenham um importante papel na atração de abelhas, borboletas, mariposas, moscas e outros insetos polinizadores. O aroma agradável e as cores vibrantes das flores facilitam o transporte do grão de pólen entre as próprias orquídeas, contribuindo para a polinização.
Embora essas plantas herbáceas possam crescer no solo, as orquídeas preferem crescer em árvores, onde se desenvolvem como epífitas. Essas variedades apresentam raízes, rizomas, folhas, flores e pseudobulbos, uma estrutura que armazena água para períodos de escassez.