PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Caridade”, por Luci Bonini

Quando o Natal se aproxima, muitas pessoas se voltam para a sua salvação e consequentemente despertam para a caridade.

Mas o que significa realmente a caridade? Existem vários sentidos dessa palavra. Vamos a eles: generosidade e ajuda, especialmente para com os necessitados ou sofredores, práticas de uma instituição envolvida no alívio dos pobres; amor ao próximo; amor a Deus; uma das três virtudes teologais; esmola, favor, benefício; benevolência, piedade, bondade, compaixão.

Na teologia, a Caridade reflete o amor ao próximo. O mandamento: ama teu próximo como a ti mesmo, é um ato de caridade, uma vez que a caridade e o amor tem laços estreitos.

Allan Kardec diz o seguinte sobre a caridade: “Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. A caridade, portanto, reflete o princípio cristão fundamental de amor mútuo entre todos, independentemente da situação em que se encontrem, tendo aplicação no âmbito moral e material.”

Rousseau, o mesmo que disse que o homem é bom, o meio é que o corrompe, fez a seguinte afirmação: “A fingida caridade do rico não passa, da sua parte de mais um luxo; ele alimenta os pobres como cães e cavalos.”

Agora voltemos ao Natal: muitas pessoas deixam para fazer suas ações de caridade nesta época. Como o Espírito do Natal, do cristianismo toma conta de boa parte do mundo, mais especificamente dos 1 bilhão e 200 milhões de cristãos, principalmente no ocidente, isso colabora com que a propaganda da caridade se alastre em diferentes canais.

Celebridades amam aparecer na mídia e nas redes sociais descrevendo seus atos caridosos, normalmente doações de brinquedos e alimentos e, encerrando-se o Natal, tudo isso se esvai no ar como fumaça.

Muito semelhante à frase do brilhante pensador francês, já citada.

Para encerrar, deixo uma frase na Bíblia que traz o verbo acolher, o meu preferido, quando o assunto é caridade: “Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.”

Feliz Natal!!!!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)