PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Atenção: Trecho da Linha 12-Safira da CPTM, que atende a região do Alto Tietê, ficará sem funcionar por dois meses

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou, nesta quarta-feira (20), a interdição de um trecho da Linha 12-Safira para obras de modernização.
O trecho entre as estações Tatuapé e Brás, localizadas na cidade de São Paulo, ficará fechado por 62 dias, começando em 26 de dezembro de 2023 e com previsão de término em 25 de fevereiro de 2024. A linha atende Poá e Itaquaquecetuba, cidades da região do Alto Tietê.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada no Centro de Controle Operacional (CCO) do Brás, em São Paulo.
Durante o período das obras, a Linha 12-Safira operará no trecho de Tatuapé a Calmon Viana. Para compensar a interdição, os passageiros poderão utilizar a Linha 11-Coral e a Linha 3-Vermelha do Metrô, com transferência gratuita durante todo o dia.

Além disso, será implementado o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE), que incluirá uma frota de cinco ônibus articulados cobrindo o trajeto de Tatuapé ao Brás. Estima-se que o tempo de viagem de ônibus seja de aproximadamente 50 minutos, considerando o tráfego na área.

A obra consiste na construção de um novo Aparelho de Mudança de Via (AMV) em forma de X, visando a otimização da circulação e do atendimento nas plataformas 6 e 7. Atualmente, as manobras são realizadas mais distantes da estação, causando atrasos nos embarques e desembarques.

Para a realização dessas melhorias, a CPTM coordenou a operação com a SPTrans, o Metrô e investimentos da ordem de R$ 1 milhão, que abrangem também aprimoramentos na sinalização de via e no sistema de energia do trecho em questão.