A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a autorização de 1.266 pomadas capilares após relatos de queimaduras nos olhos e cegueira em consequência do uso desses produtos no Rio de Janeiro. Os casos ocorreram entre segunda (25) e terça-feira (26), com mais de 100 pessoas procurando atendimento em hospitais.
A Anvisa esclareceu que os cancelamentos, anunciados na sexta-feira (29), já estavam previstos como parte de ações contínuas e não estão diretamente ligados aos recentes eventos de irritação ocular, que ainda estão sob investigação. Alguns produtos já haviam sido suspensos anteriormente devido à presença de componentes nocivos, como álcoois etoxilados, em suas fórmulas.
Últimas Notícias
- Inédito no Brasil: prefeito de Itaquaquecetuba sanciona Plano Diretor baseado em metas de desenvolvimento da ONU; veja a lista
- Morre o médico e professor Doutor Wilmes Teixeira, aos 94 anos, referência na medicina legal no Brasil e muito atuante em Suzano e Mogi das Cruzes
- 24 de janeiro, Dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente: conheça a UNEAfro, que empodera a juventude negra da região do Alto Tietê através da educação popular
Foram canceladas as pomadas capilares sem enxágue que atendem a certos critérios, incluindo a presença de “pomada” no nome ou rotulagem e a formulação com 20% ou mais de álcoois etoxilados, como Ceteareth-20. A lista completa de pomadas autorizadas pela Anvisa pode ser conferida em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas.
Os afetados no Rio de Janeiro relataram sintomas como coceira, vermelhidão, irritação, ardência e inchaço nos olhos. Em casos graves, houve perda progressiva da visão.
A Anvisa está colaborando com os órgãos de saúde do Rio de Janeiro para compreender a gravidade do problema e tomar medidas para proteger a saúde pública.