A Prefeitura de Suzano inaugurou, neste sábado (24), o novo e completo Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Professor David Ramos Trinca, no bairro Jardim Santa Inês, na região norte da cidade.
O espaço, oriundo de um grande investimento público, promete ser um novo referencial para práticas esportivas diversas no município. A inauguração contou com uma cerimônia repleta de homenagens a dois atletas suzanenses que nomeiam os equipamentos ali presentes.
O CIE foi construído em uma área total de 11.931 m², com 1.800 m² de área edificada. A estrutura inclui um ginásio poliesportivo coberto, além da “Área de Atletismo Marco Aurelio Trinca”, que conta com pista de atletismo de 100 metros, pista de salto a distância, área para arremesso de peso.
O espaço também conta com vestiários, uma academia moderna, sala para professores, enfermaria, sanitários, depósito e ainda uma arquibancada.
Últimas Notícias
- Ferraz de Vasconcelos celebra 71 anos com programação especial e eventos gratuitos; veja a programação
- Marcas do Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes, abrem diversas vagas de emprego nesta semana; setor de vendas se destaca
- Banda Monny & Os Marianos celebra dois anos com show em Mogi das Cruzes, nesta quinta (10)
A previsão é que o CIE atenda 2,5 mil pessoas, sendo 500 simultaneamente. Serão realizadas aulas de handebol, vôlei, basquete, futsal, além de aulas de danças, como zumba, e também conta com um espaço para aulas de artes marciais como judô, sumô, jiu-jitsu, entre outras.
A ideia é que as primeiras atividades já comecem a ser desenvolvidas a partir de 4 de março.
Para a realização deste projeto, foi necessário um investimento de R$ 4.183.317,67. Deste total, R$ 358,1 mil foram de contrapartida da Prefeitura de Suzano, enquanto o restante veio por meio de recursos do Governo Federal. O centro esportivo é uma das iniciativas do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), focado tanto na formação de atletas de base quanto no esporte de alto rendimento.
Durante a cerimônia, a viúva de Marco Aurelio, Célia Trinca, uma das homenageadas, disse que o equipamento é a realização de um sonho do marido e que o esporte é um formador de caráter na vida de muitos.
“O judô trouxe tudo de bom para dentro de minha casa. Formei filhos de caráter e de índole boa. Fui uma mulher de verdade ao lado de meu marido Marco, com quem só tive felicidades. E talvez o [prefeito] Rodrigo não saiba, mas o grande sonho do Marco era fazer complexos nos bairros para as crianças carentes. E hoje esse sonho foi realizado”, destacou.
O secretário de Esportes, Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, disse que o espaço vai promover saúde e bem-estar para toda a população.
“Esporte é saúde e quanto mais gente estiver aqui, menos estarão nas filas das UBS, do CRAS. Aqui é para gastar energia, para se exercitar. Até o final de março já começaremos os atendimentos aqui. Vamos atender a população da nossa região norte com esse ginásio maravilhoso”, disse.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi completou dizendo que Nardinho é o melhor secretário de Esportes que Suzano já teve e destacou como seu governo desenvolveu o esporte na cidade. “Eu acredito no esporte não somente como formador de atletas que nos representam em competições, mas acredito que o esporte, cultura, educação e família são essenciais para a formação dos cidadãos do futuro. Serão mais de 3 mil pessoas que estarão se exercitando, se cuidando, fazendo novas amizades. Tenho muito orgulho da minha equipe e hoje queria falar do Nardinho. Sempre gostei de trabalhar com gente competente e a história mostra que pelas transformações que ele fez, o Nardinho se consolida como o maior secretário de Esportes da história de Suzano”, finalizou.
Homenageados
Os homenageados David Ramos Trinca e Marco Aurelio Trinca foram dois atletas suzanenses de judô que se destacaram mundialmente pelo esporte. David conquistou diversos títulos estaduais e nacionais e na década de 1970 se tornou professor, carreira na qual conquistou títulos também estaduais e nacionais, mas também sul-americanos, pan-americanos, mundiais e até pôde contribuir com a participação de atletas nas Olimpíadas.
Faleceu em 2014, deixando um grande legado de mestre, pai e esportista suzanense.
Já Marco seguiu os passos do pai desde pequeno, tendo começado seus passos no esporte aos 5 anos. Apesar de formado em engenharia civil e química, encontrou no esporte sua verdadeira paixão e foi um grande vencedor. Conquistou três vezes o título mundial veterano, duas vezes vice-campeão mundial e conquistou dois títulos no Pan-Americano.
Faleceu em 2018 em decorrência de um infarto, deixando também um grande legado para a família e para a cidade.