“Amparo e direcionamento: o novo Departamento da Mulher de Suzano”, por Alex Santos

Meus amigos, neste histórico Mês da Mulher em Suzano, nós, da Secretaria Municipal de Governo, junto ao prefeito Rodrigo Ashiuchi e a primeira-dama Larissa Ashiuchi, inauguramos o primeiro Departamento da Mulher da Prefeitura de Suzano, um equipamento que servirá como pilar na defesa dos direitos das suzanenses ao promover, articular e monitorar políticas públicas diversas. E hoje, é deste tema que vamos falar.

O novo equipamento situado na sala 9 do subsolo da Prefeitura de Suzano será gerenciado pela presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Suzano, Maria Margarida Mesquita, junto da diretora do Serviços de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Sandra Lopes Nogueira, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Lais Matos da Silva, mulheres muito dedicadas em buscar melhorias para este público na nossa cidade.

O espaço em questão está atendendo de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com uma estrutura especialmente montada para acolher o público feminino. A área contém sala de coordenação e administração, sendo um ambiente destinado especificamente às orientações por parte das profissionais, além da resolução de dúvidas sobre os mais diversos assuntos que envolvam políticas públicas.

Neste contexto, cada mulher atendida poderá ser direcionada a outro órgão para receber orientações e soluções mais aprofundadas. Aqui, o encaminhamento pode ser feito à Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM); à Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS); à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e à Sala Rosa; a um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras); ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); ao Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi); ao Saspe, entre outros.

Vale ressaltar ainda que alguns dos serviços atualmente realizados pelo Saspe também serão acoplados ao novo departamento. Essa divisão inclui o curso de Promotoras Legais Populares (PLPs), as aulas de hidroginástica direcionadas ao público feminino e o projeto “Mulheres Fazendo História”, que valoriza as trajetórias que fazem a diferença na cidade.

Esta conquista fundamental para as mulheres do nosso município é um dos principais projetos nos quais já tive o prazer de trabalhar. O Governo, junto de toda a gestão envolvida neste processo, viveu dias de muitas tratativas e planejamento ao longo dos últimos meses para, finalmente, oficializar este novo espaço que vai além de uma mera sala. Aqui, digo por mim, pelo prefeito Rodrigo e pela primeira-dama Larissa, que o Departamento da Mulher de Suzano representa uma forma a mais de acolher o público feminino e conferir as melhores soluções para as suas demandas.

Por tudo isso, eu registro aqui o empenho e o comprometimento da minha equipe no Governo, bem como a força de vontade da gestão suzanense para tirar este projeto do papel. Registro também os parabéns às minhas grandes amigas e parceiras Maria Margarida, Laís Matos e Sandra Nogueira, que vão administrar o local com toda a competência que lhes é conhecida.

Por aqui, o trabalho em prol do bem-estar da mulher não para. Seguimos todos unidos pelas mulheres suzanenses!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)