Cidade de Suzano é contemplada no plano de regionalização da Saúde do Governo do Estado

Suzano foi selecionado como um dos municípios inclusos no plano de regionalização da saúde, anunciado pelo governo do Estado de São Paulo.
Esta novidade foi anunciada durante a 2ª Oficina de Regionalização da Região Metropolitana de São Paulo, realizada na Universidade Paulista (UNIP), no bairro Vila Clementino, na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (20).

A inclusão de Suzano no plano visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, com especial foco no atendimento cardiovascular, oncológico e de saúde mental. A iniciativa permite uma melhor distribuição dos recursos e serviços de saúde, promovendo uma maior eficiência no atendimento às demandas locais.

Durante o evento, foram apresentadas as necessidades específicas de Suzano, especialmente aquelas relacionadas a doenças cardiovasculares. Foi enfatizado o desejo de aprimorar os cuidados oferecidos pela Rede de Atenção Básica, a Rede de Urgência e Emergência (RUE), a Rede Especializada e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Entre as ações estratégicas propostas para melhorar a resolutividade no atendimento, destacam-se a oferta de vagas para o atendimento regional de cardiopatia materna, a criação de ambulatórios de cardiopatias com equipes multiprofissionais, a inclusão de medicamentos específicos para doenças cardiovasculares na Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) e a expansão da oferta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e cirurgias cardíacas infantis em hospitais estaduais.

Além disso, a proposta inclui a ampliação regional dos exames como holter, mapa, ecocardiograma, entre outros, e consultas especializadas em cardiologia vascular e endocrinologia, visando atender de maneira mais eficaz a população.

Estiveram presentes no anúncio o secretário municipal de saúde de Suzano, Diego Ferreira, o secretário estadual de saúde, Eleuses Paiva, e as diretoras da Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, Tânia Porfírio e Cíntia Steffens Watanabe.