PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Espaço Opereta, em Poá, recebe 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos com diversos filmes gratuitos, entre os 19 e 21 de abril; Veja detalhes

O Espaço Opereta, localizado em Poá, é o novo palco para a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (MCDH), evento que ocorrerá de 19 a 21 de abril.
Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, a mostra gratuita apresentará uma seleção de produções nacionais focadas em questões de gênero, raça e diversidade. Esta é a primeira vez que o município participa como um dos 257 pontos de exibição credenciados em todo o Brasil.

A mostra é uma realização da Associação Cultural Opereta através do “Cineclube de Histórias”, um projeto que busca ampliar o acesso à cultura cinematográfica e fomentar discussões sobre direitos humanos. As obras serão exibidas através da plataforma InnSaei.tv, e cobrirão direitos de diversos grupos, incluindo negros, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e a comunidade LGBTQIAPN+.
O evento será segmentado em quatro programas distintos.

Para garantir a inclusão de todos os públicos, o evento contará com recursos em Libras. Os interessados em participar devem retirar os ingressos uma hora antes de cada sessão no próprio Espaço Opereta, que tem capacidade para 70 pessoas.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é organizada em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e produzida pelo Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os locais de exibição foram selecionados por meio de um edital do MinC.

Programação do festival

  • Sexta-feira (19), às 19 horas
    • Programa Homenagem e o filme “A Bolsa ou a Vida” (2021, 102 min, 10 anos), do diretor Silvio Tendler, homenageado deste ano;
  • Sábado (20), às 19 horas
    • Durante a programação o público poderá conferir os curtas e médias-metragens do Programa Raízes, em que a pesquisa de memórias ancestrais é estratégia de criação com os filmes “Mãri Hi – A Árvore do Sonho” (2023, 18 min, livre), de Morzaniel Ɨramari, “Travessia” (2017, 5 min, livre), de Safira Moreira e por fim, “O que pode um corpo?” (2020, 14 min, livre), de Victor Di Marco e Márcio Picoli;
  • Domingo (21), às 17:30 e às 18 horas
    • A mostra encerra a programação com a com a exibição dos Programas Sementes e Frutos, destinado para o público infanto-juvenil. A recepção será mais cedo, enquanto os filmes iniciam mais tarde “Adão, Eva e o Fruto Proibido” (2021, 20 min, 14 anos), de R. B. Lima, “Cósmica”  (2022, 7 min, livre), de Ana Bárbara Ramos e fechando a mostra  “O Pato” (2022, 11 min, 14 anos), de Antonio Galdino.

Para mais detalhes sobre a programação ou outras informações, o público pode entrar em contato com o Espaço Opereta pelo telefone (11) 4634-1175 (WhatsApp). O espaço está situado na rua Doutor Emílio Ribas, número 168, no bairro Vila Sopreter, próximo à estação Poá da CPTM.