PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Ser um sonhador”, por Luci Bonini

Fernando Pessoa, um poeta português, tem um poema que começa assim:
“Não sou nada. Nunca serei nada, não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

Eu acho essa frase fantástica, porque, na verdade, ela traduz bem o que somos às vezes na vida. Na adolescência essa frase fazia todo sentido para mim, eu amava essa frase desde minhas aulas de literatura no Ensino Médio, que naquela época se chamava Colegial. Eu ainda não era nada e até hoje acho que ainda não sou…

Mas voltemos ao ato de sonhar. Sonhar é ver aquelas imagens, pequenas e curtas histórias quando dormimos. Não sei se são pequenas e curtas, mas lembramos muito pouco dos nossos sonhos quando acordamos, a não ser que tenha sido um sonho muito lindo ou um pesadelo.

Por causa dessa fantasiosa visão dos sonhos, sonhar parece que significa querer algo distante. Podemos sonhar em ser milionários, em ser saudáveis, ou ainda sonhar com uma profissão, encontrar a alma gêmea, entrar num carro e sair pelo mundo sem destino…

Existem vários tipos de sonhos que parecem impossíveis, mas que muitos já realizaram. O que parecia impossível, foi feito por pessoas que já atingiram o topo de Everest por exemplo, a montanha mais alta do mundo, pessoas que atravessaram o oceano Atlântico num iate, pessoas que viajaram pelo mundo num barco com a família e vai por aí além…

Algumas pessoas acham que sonhar é para os tolos, alguns entendem que sonhar é importante porque nos move para a frente, alguns acham que sonhar é ruim porque a realidade é tão dura, que acabamos ficando infelizes se sonharmos e não realizarmos os sonhos.

Eu acredito que sonhar faz parte da personalidade do ser humano, não só sonhar enquanto dormimos, mas enquanto estamos despertos. É muito bom sonharmos com um futuro melhor para si mesmo e para todos aqueles que amamos, assim como sonhar com dias melhores para o mundo, sonhar e acreditar que podemos ser melhores.

Walt Disney tinha uma frase interessante: “Se você pode sonhar, você pode fazer” isso mostra quantas realizações pessoas fizeram porque sonharam e tornaram seus sonhos realidade.

Mas para terminar, gostaria de deixar aqui uma frase que Carl Gustav Jung, grande psicanalista, deixou para nós: “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.”

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)