A Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba iniciou um projeto denominado “Mãe instruída salva uma vida”, visando capacitar pais e mães sobre como agir em emergências. A ação é parte de uma iniciativa maior de prevenção de acidentes envolvendo crianças nas escolas do município, e foi inspirada na Lei Lucas, sancionada em 2018, que visa à segurança dos alunos na educação infantil e básica.
A iniciativa está sendo implementada pelo Departamento de Educação Especial (DEE) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto será ofertado inicialmente em cerca de 18 unidades escolares, começando pela Creche Jorge Camilo Dias, localizada no bairro Jardim Horto do Ipê.
Enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria de Saúde, além de socorristas do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), formam as equipes que ministram as ações.
Últimas Notícias
- Itaquaquecetuba promove campanha de arrecadação de garrafas PET para oficinas de ecobrinquedos durante as férias escolares
- Itaquaquecetuba sedia etapa da Superliga C de Vôlei Masculino em agosto
- Avanço: Itaquaquecetuba está entre as dez cidades do Brasil que mais investiram em saneamento básico no ano passado, segundo ranking
Durante as sessões, são abordados temas como primeiros socorros em casos de engasgo, queimaduras, fraturas, intoxicações, convulsões e hemorragias. Os responsáveis aprendem, por meio de palestras e simulações, a realizar procedimentos como massagem cardíaca e manobras específicas para cada tipo de emergência.
O projeto também enfatiza a importância de saber agir enquanto o auxílio médico especializado não chega, seja ele de um pronto-socorro, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital, ou enquanto aguarda o SAMU. Além das orientações práticas, a iniciativa inclui a distribuição de uma cartilha educativa, reforçando o conteúdo apresentado e servindo como guia de referência para os pais.