Incentivado por Whindersson Nunes, empresário de Suzano utiliza impressora 3D para criar ferramenta que pode auxiliar em resgates no Rio Grande do Sul

Incentivado pelo comediante Whindersson Nunes, o empresário suzanense Marcelo Richard, de 38 anos e proprietário da MR Impressões 3D, tem atuado com um grupo de artistas e impressores que estão produzindo um estoque de uma ferramenta inovadora. Esta ferramenta pode auxiliar no resgate de pessoas e animais ilhados no Rio Grande do Sul.

O estado sofreu grandes inundações desde o último dia 29, afetando 428 municípios. Até o momento, segundo a Defesa Civil do Estado, há 1,482 milhão de pessoas afetadas, 374 feridos, 136 desaparecidos e 107 mortos.

Com 165 mil pessoas desalojadas e apenas 67 mil abrigadas, a população tem se mobilizado intensamente para resgatar quem está ilhado ou preso em residências devido às enchentes. A Tron Robótica Educativa, uma startup de tecnologia, desenvolveu um modelo de suporte flutuante que facilita a locomoção sobre a água.
A peça, que pode ser impressa em 3D, utiliza garrafas PET em sua montagem. A empresa disponibilizou o modelo gratuitamente para quem deseja imprimir e enviar para o Rio Grande do Sul.

“Soube através de um post do Whindersson e da Tron e levamos para o grupo de impressão 3D que temos no Facebook para que interessados ajudassem”, disse Marcelo, que começou a trabalhar na área após ser demitido de uma empresa de segurança eletrônica, onde atuou por 18 anos. Ele adquiriu sua impressora 3D e trouxe a novidade para Suzano e região, tornando-se um entusiasta e colecionador de itens impressos.

Marcelo visa enviar 10 peças para o Rio Grande do Sul, apesar das dificuldades de produção e do tempo de impressão, que pode chegar a 7 horas por peça.
“A dificuldade é o tempo de impressão, além de ter de deixar os pedidos dos clientes de lado para confecção dessa ajuda, mas vale a pena”, explicou.

Ele relatou sua própria experiência com inundações quando criança em Suzano, onde uma enchente levou a perda de todos os seus pertences, o que o faz empatizar profundamente com os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
“Sei que tudo vai se ajeitar e voltar ao normal, mas, até lá, temos que ajudar de toda forma”, afirmou Marcelo.

Ele também fez um apelo.
“Gostaria de pedir a todos que têm impressora 3D que possam baixar e imprimir este arquivo. É gratuito e uma peça a mais pode ajudar a salvar vidas“, disse.
O arquivo da Tron pode ser acessado pelo link https://tron-edu.com/blog/334-sos-rio-grande-do-sul-tron-robotica. Posteriormente, a Tron divulgará onde as peças impressas devem ser enviadas no Rio Grande do Sul.

Modelo da peça; Reprodução/Tron
Modelo da Boia; Reprodução/Tron