“Ainda dá tempo: dicas para vender no dia das mães”, por Rebeka Assis

O Dia das Mães em 2024 será no próximo domingo, 12 de março. Com a correria da rotina, muitas pessoas ainda não conseguiram comprar o presente para suas mães, porém é nesse momento que o comércio entra em jogo e encontra formas de chegar até seus clientes.

E se você tem uma loja e está em dúvida de como atuar nas últimas horas antes do Dia das Mães, continue a leitura e confira algumas dicas!

Para lojas físicas

Se você tem uma loja física com produtos que podem ser usados como presentes, você pode:

  • Aplicar descontos em determinados produtos;
  • Montar kits e estar preparado(a) para auxiliar os clientes mais indecisos, com opções mais “genéricas” e assertivas;
  • Segmentar itens por “estilo”, para facilitar na hora da pessoa identificar o que combina mais com a mãe presenteada;
  • Oferecer pequenos mimos em forma de brinde;
  • Ter opções de presentes que trabalhem a ideia de “mãe e filho(a)”, com itens combinando; e
  • Abordar sugestões que vão além da “mãe do(a) cliente”, como esposas e irmãs, que podem ser mães também e ganhar presentes.

O principal é que o atendimento ao cliente seja o mais agradável possível, ainda mais se considerarmos que a pessoa já está preocupada com o pouco tempo disponível e que o movimento nas ruas costuma aumentar.

Para lojas online (e-commerce e lojas em redes sociais)

É possível colocar em prática as mesmas dicas utilizadas para as lojas físicas, com algumas adaptações.

Um exemplo seria a montagem dos kits. Como a internet é a “vitrine” da loja, é necessário ter fotos e uma descrição precisa do que está sendo adquirido, pra não haver o risco de falhas de comunicação e, com isso, o cliente se sentir lesado.

Outra – ótima – possibilidade para o e-commerce é trabalhar com a entrega rápida em regiões selecionadas. Nesse caso, se você pode atender a região de Suzano, por exemplo, no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte, esse pode ser um grande diferencial na hora do cliente finalizar a compra.

Inclusive, se a sua loja é física, mas também aceita compras virtuais – por meio de site, redes sociais ou WhatsApp, isso também vale para o seu caso.

Para locais que funcionam aos domingos

Se a sua loja trabalha apenas com retiradas, faça um equilíbrio entre o que mais vende (geralmente) e opções com variação de valor. Isso facilita a vida de quem precisa comprar apenas uma lembrancinha de última hora ou que tem que levar uma bela sobremesa para um almoço em família, por exemplo.

Facilitar a vida do cliente é algo que também vale para comércios que vendem “itens adjacentes”, como gelo, carvão ou comidas prontas, como farofa e salada. Até a disposição das coisas no espaço pode influenciar na memória do(a) cliente e fazê-lo lembrar de algo indispensável.

Agora se você tem uma cafeteria, restaurante ou qualquer comércio que receba clientes, qualquer mimo pode fazer a diferença. Algumas sugestões são:

  • Decoração personalizada nas mesas;
  • Um pequeno brinde para as mães que visitarem o local, como um botão de flor;
  • Presença de música ao vivo no local,
  • Cardápio mais diversificado, que atenda toda a família, incluindo crianças, entre outros.

Vale para todos os comércios

As dicas do texto são bem práticas e boa parte do comércio segue uma ou outra, mas lembre-se: não adianta criar situações especiais para o Dia das Mães se os seus clientes não souberem disso com uma certa antecedência – ou até mesmo quando passarem na frente da loja.

Então, divulgue! Use as redes sociais, faixas, placas… Faça com que as pessoas saibam que você oferece algo que pode ajuda-las a ter um Dia das Mães ainda mais agradável.

E desde já, um excelente Dia das Mães para todas as mamães que acompanham a coluna e o Hoje Diário e, em especial, para os amores da minha vida: minha mãe Janaina e minha vó, dona Cida.

E aí, o seu comércio está pronto para o Dia das Mães? Já sentiu a diferença nas vendas?

Deixe nos comentários ou envie uma mensagem no meu Instagram!

Ótimo trabalho e até semana que vem!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)