Itaquaquecetuba inaugura Upinha, hospital temporário para atender pessoas com gripe e dengue

Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou a Upinha, um hospital de campanha destinado a atender casos específicos de gripe e dengue no município, pelos próximos três meses.
A expectativa é que a unidade atenda mil pessoas por dia.

A Upinha foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Juliana Cardoso, no valor de R$ 4 milhões, e opera em caráter emergencial, 24 horas por dia, atendendo pessoas com 14 anos ou mais. Crianças mais novas continuam sendo atendidas no Centro de Saúde Infantil, localizado na região central da cidade.

O hospital é climatizado e conta com recepção, sala de espera, banheiros adaptados, sala de triagem, área de medicação com 15 poltronas, dois consultórios, área de observação com dois leitos, sala vermelha, farmácia com estoque interno e estacionamento. No local, há dois médicos por plantão, cinco enfermeiros durante o dia e quatro durante a noite.

A unidade está preparada para atender casos de gripe, que incluem sintomas como febre, coriza, diarreia, vômito, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Também serão atendidos casos de dengue, com sintomas como febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos, vermelhidão na pele e mal-estar.

A Upinha está localizada na avenida Vereador João Fernandes da Silva, número 255, bairro Vila Virgínia. O hospital de campanha visa diminuir o fluxo de pacientes nas demais unidades de saúde e faz parte do plano de contingência em resposta à situação de emergência em saúde decretada no município.