PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Saspe: um braço fundamental do trabalho social em Suzano”, por Alex Santos

Meus amigos, o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) é uma importante ferramenta administrada pela Prefeitura de Suzano com foco no desenvolvimento dos cidadãos que buscam capacitações profissionalizantes e conexões. Sob a direção da nossa ilustre primeira-dama, Larissa Ashiuchi, o Saspe se tornou um órgão fundamental no município, e é sobre ele que vamos falar hoje.

Pois bem, a missão do Saspe é estimular a cidadania por meio de ações sociais que visam atender aos jovens e adultos, idosos e pessoas com deficiência ao oferecer condições de maior domínio sobre suas necessidades de inclusão social e profissional na sociedade civil. Neste contexto, o órgão tem uma série de trabalhos fundamentais na área de capacitação e acolhimento a vários públicos que apresentam algum nível de vulnerabilidade, como veremos a seguir.

O Saspe é amplamente conhecido por suas capacitações gratuitas. Por meio de diversas salas preparadas para receber o público suzanense, o setor possui cursos em áreas como artesanato, estética e culinária, todos com foco na produção rápida para comercialização no modelo “Faça e Venda”. Isso permite com que os participantes somem conhecimentos para aplicá-los em suas próprias microempresas ao aliar teoria e prática. Contudo, além disso, a entidade também tem outros trabalhos fundamentais no apoio e acolhimento.

Desde o mês de abril, a estrutura do Saspe, situada na rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro, também passou a abrigar a Central de Interpretação de Libras (CIL), projeto conjunto com a Secretaria Municipal de Comunicação, liderada pelo secretário Paulo Pavione. Nela, a comunidade surda da nossa cidade tem a possibilidade de contar com um atendimento especializado para as suas demandas, incluindo o acesso pleno aos equipamentos municipais tais quais os postos de saúde, algo que faz total diferença para este público.

Outra atribuição essencial, em plena atividade desde o mês de março, é a conexão do órgão com o Departamento da Mulher, equipamento vinculado ao Governo que está sob a coordenação da minha querida amiga Maria Margarida Mesquita. Além da série de direcionamentos para resolução de demandas, o setor divulga capacitações específicas que contam com direcionamento da diretora Sandra Lopes Nogueira, com ações voltadas ao autoconhecimento e empoderamento feminino.

Por fim, o Saspe ainda tem um projeto importantíssimo que eu não poderia deixar de citar, que são as Promotoras Legais Populares, que estão formando sua 12ª turma neste momento. As “PLP’s” também contam com a direção da Sandra que, por meio de sua expertise e da participação de convidados diversos, promove ensinamentos fundamentais para mulheres acima de 18 anos no tocante ao reconhecimento e defesa de seus direitos. O projeto tem amplo alcance visto que, a exemplo, a turma formada no segundo semestre de 2023 contou com participação total de 300 mulheres ao longo de nove meses.

Como vocês puderam ver, Suzano segue avançando em diversas vertentes, sendo também uma atividade que é sinônimo de evolução e cuidado. O Saspe exerce uma importantíssima função social na gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi e, muito por isso, ressalto meus parabéns a ele e, claro, à primeira-dama Larissa Ashiuchi por todo o trabalho.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)