“5 coisas para organizar na sua empresa até o fim do ano”, por Rebeka Assis

De repente, você olha para o horizonte e enxerga as luzes de Natal vindo em sua direção, com uma velocidade bem maior que você esperava. Sim, o segundo semestre do ano chegou e, muitas vezes, nem deu tempo de colocar em prática as metas para a sua empresa. Mas ainda há tempo pra isso.

No final de 2023, eu trouxe algumas sugestões para organizar a sua empresa para este ano, em busca de mais tranquilidade e sucesso em 2024. Pode ser que, com a correria da rotina, isso tenha ficado “pra depois” e, agora, vemos o mês de julho chegando com toda a força.

Mas se você ainda espera turbinar a sua empresa em 2023, a fim de terminar este ano bem e começar o próximo ainda melhor, confira as dicas a seguir!

Para começar…

Como eu sempre comento, aqui eu trago algumas dicas pra ajudar empreendedores a passarem melhor por alguns perrengues. Se você tem a possibilidade de contratar uma empresa especializada em gestão empresarial, considere a hipótese, ok?

Além disso, pode ser que nem todos os tópicos se apliquem ao seu negócio. Então utilize essa leitura como um start para refletir em pontos de melhoria que a sua empresa necessita.

Confie em mim: é muito melhor fazer isso em um momento de calmaria que no desespero de um problema. Então cuide do bem-estar da sua empresa (e do seu sono).

Bora lá?

1. Planejamento estratégico

      O primeiro ponto para observar na sua empresa é se ela continua com as mesmas características de quando o ano começou (ou até antes disso): se ela cresceu ou diminuiu de tamanho; se a visão e valores permanecem os mesmos e se as metas atuais e futuras – de faturamento e expansão – continuam iguais.

      Com isso, é possível entender o que é necessário para seguir no mesmo caminho ou calcular uma mudança de rota na gestão do negócio.

      2. Gestão financeira

      Uma empresa não consegue “se manter por si mesma” ou até almejar objetivos maiores se o financeiro está desorganizado. Por isso, é importante analisar o desempenho atual do negócio e, sendo necessário, ajustar os orçamentos que foram previstos anteriormente.

      Muita gente encara as questões financeiras – pessoais e empresariais – como algo burocrático e cansativo. E isso até pode ser verdade, mas é infinitamente melhor fazer uma gestão adequada, utilizando melhor o dinheiro e cortando custos, que esperar uma bola de neve surgir e ser obrigado(a) a entrar em falência.

      Para esses pontos, é indispensável contar com os serviços de um contador de confiança. Assim, é possível mirar em cultivar uma empresa financeiramente saudável e fazer previsões de desempenho para 2025.

      3. Funcionários e fornecedores

      O intervalo de um semestre é um bom período para realizar algumas análises de desempenho dos funcionários, bem como revisar o relacionamento comercial com os fornecedores.

      Entre esses pontos, é imprescindível que os documentos contratuais dos colaboradores e suas condições de trabalho sejam revistos e adequados, em caso de alguma violação às leis trabalhistas.

      Conte também com um bom advogado para levantar os riscos judiciais (e financeiros) para o seu negócio e que o seu negócio pode estar correndo. Por fim, analise a qualidade do ambiente de trabalho que a sua empresa proporciona e reflita sobre as melhorias que podem ser implementadas.

      4. Opções de tecnologia

      Alguns negócios precisam de atualizações robustas de softwares e implementação de novas tecnologias.

      Outros já conseguem alcançar mais clientes com o uso do pix (que já comentei em outro texto) ou o uso de aplicativos como o WhatsApp e iFood, para facilitar o processo de compra para o cliente e o processo de venda, para a empresa.

      5. Divulgação e marketing

      Por fim, mas não menos importante: a sua empresa está saudável, de acordo com a lei e com todas as estratégias para lucrar ainda mais prontas. O que falta?

      O seu possível cliente te encontrar!

      Aqui na coluna, eu na fiz outros textos sobre o uso da internet e redes sociais como uma forma de divulgação com um custo baixo ou quase zero. Além disso, vale organizar campanhas de marketing específicas para executar ao longo deste semestre. Alguns exemplos são: aproveitar as datas comemorativas (Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal…), desenvolver promoções relâmpago ou vender produtos e serviços como forma de solução para um problema recorrente do seu público-alvo.

      E é isso, pessoal! Espero que esse texto te faça refletir e deixar para trás a ideia do “deixa pra depois”.  O quanto antes você organizar a sua empresa, mais chances de sucesso você terá! esse bate-papo em forma de texto tenha te inspirado a prosperar o seu negócio trazendo soluções reais para os seus clientes.

      Se você tem mais alguma dica importante, compartilhe com seus colegas empreendedores, nos comentários ou envie uma mensagem no meu Instagram!

      Ótimo trabalho e até semana que vem!

      (Este texto não reflete, necessáriamente, a opinião do Portal HojeDiario.com)