Na última semana, principalmente na sexta-feira (09), Mogi das Cruzes registrou diversos pontos de congestionamento nas principais vias do município, entre elas as avenidas João XXIII, Francisco Rodrigues Filho, Vereador Narciso Yague Guimarães, Manoel Bezerra Lima Filho e Ricieri José Marcatto. Após o final da tarde na data, moradores que tentavam deixar o distrito de César de Souza em direção à área central da cidade ficaram presos no trânsito por mais de três horas.
O portal HojeDiario.com recebeu inúmeras reclamações de motoristas de Mogi das Cruzes. A maioria estava indignada com a situação.
“Alguma coisa aconteceu na João XXIII? Está travado nos dois sentidos da via, isso não é trânsito normal”, indagou um leitor do portal. Junto à reclamação, ele encaminhou imagens à nossa equipe (veja no final da matéria).
Últimas Notícias
Outra reclamação foi de uma moradora do bairro Botujuru que trabalha no distrito de Brás Cubas. Ela informou à equipe do portal que, após sair do trabalho às 20 horas, ficou dentro do transporte público por três horas, chegando em sua residência somente por volta das 23 horas.
A mulher utiliza a linha de ônibus municipal C-601, que tem como tempo normal de trajeto 35 minutos.
Dois dias depois, no domingo (11), Dia dos Pais, problemas foram registrados em dois trechos importantíssimos da região central de Mogi das Cruzes: as ruas Ipiranga e Doutor Deodato Wertheimer. Elas foram interditadas sem aviso prévio e todo o fluxo de ambas foi realocado para a rua Brás Cubas, causando trânsito na via e em outras ruas paralelas.
O atual prefeito da cidade, Caio Cunha, em seu plano de governo de 2020, tinha como compromisso a melhoria da locomoção das pessoas no município.
“Qualificar a infraestrutura e tecnologia para melhorar o serviço de transporte”, dizia parte do documento divulgado à época.
Um dos atos mais polêmicos de Cunha na área de trânsito da cidade foi a instalação de um semáforo na avenida João XXIII, em junho deste ano, sem estudos prévios. A ação gerou congestionamento por semanas e, desde então, o equipamento entrou em modo ‘piscante’.
Ao portal HojeDiario.com, a Prefeitura de Mogi das Cruzes se posicionou sobre as reclamações da população:
“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que, na tarde de sexta-feira (09), um veículo apresentou problemas mecânicos no encontro das avenidas Manoel Bezerra Lima Filho e Vereador Narciso Yague Guimarães, restringindo a passagem de veículos pelo local. A retirada do veículo foi dificultada pela natureza do problema (quebra na estrutura do eixo que liga a roda dianteira), o que necessitou o encaminhamento de um guincho.
O grande fluxo de veículos no horário de pico, potencializado pelo clima chuvoso, pelas vésperas do Dia dos Pais, pelo período em que a população recebe salários (o que aumenta a circulação nos principais corredores viários para compras e pagamentos diversos) e por outros problemas mecânicos com veículos (como na avenida Francisco Rodrigues Filho, próximo ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone), causou um efeito em cadeia que trouxe problemas de fluidez nos corredores interligados ao local onde ocorreu a quebra do veículo.
Agentes municipais de trânsito foram deslocados para pontos estratégicos da cidade para orientar os motoristas e buscar medidas para aliviar os impactos, também zelando pela segurança viária.
A circulação de veículos foi normalizada na noite de sexta-feira, com a retirada do veículo quebrado do encontro das avenidas Manoel Bezerra Lima Filho e Vereador Narciso Yague Guimarães e o escoamento do fluxo de trânsito.
Já com relação à interdição do cruzamento das ruas Ipiranga e Doutor Deodato Wertheimer, na manhã de domingo (11), a medida foi necessária para a realização de obras do Semae para o conserto de vazamento na rede de distribuição de água. O serviço foi realizado no domingo devido à diminuição no fluxo de veículos em relação aos dias de semana.
A passagem de veículos no cruzamento foi reaberta no final da manhã, com trânsito por uma faixa de rolamento, e os serviços foram finalizados durante a tarde, quando a circulação foi totalmente liberada”, finalizou.