PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Rezar é próprio de quem ama”, por Padre Claudio Taciano

Em outubro de 2018 o Papa Francisco recomendou que todos os católicos rezassem à Nossa Senhora e São Miguel. Depois de seis anos, este apelo continua atual; a considerar as dificuldades que a humanidade passou com a pandemia, e passa agora, com as guerras na Ucrânia, na Rússia, no Líbano, em Israel, na Faixa de Gaza, e em várias partes do mundo.

Essas cenas de dor e morte que não se justificam, parece que infelizmente, estão mais comuns. A escalada da violência que cresce em todo mundo, não poupa inocentes de diferentes faixas etárias e camadas sociais. De onde vem esse mal? Qual o limite disso?
Seria muito simplista atribuir essas atrocidades à falta de Deus, falta de oração ou de fé, ou coisa parecida. A verdade é que o mal tem seu caminho próprio, seu movimento.

A árvore não faz mal, o ser humano sim. As más intenções do coração dominam protejos e atividades em toda parte do globo terrestre. O ser humano, tendo fé ou não, pode escolher fazer o mal mesmo que isso lhe afete. O orgulho associado a arrogância cega e paralisa o ser humano. Há quem tente resolver suas frustrações e decepções, despejando nos outros sua indignação e ira. Ao sugerir a oração à Nossa Senhora e São Miguel, o Papa nos convida a nos aproximar da luz, ou seja, de Deus.

O espiral de violência se inicia dentro do coração humano. Sendo assim, levar a pessoa a Cristo, Príncipe da Paz!, é levar a paz à sociedade e ao mundo. Agora, vale lembrar, que em nível de mudança, nada acontece sem o consentimento da pessoa. Que Deus tem poder, todos sabemos!, mas pedagogicamente, ele não invade a consciência humana, ele a interpela.

Segue as duas orações sugeridas pelo Papa. Deus vos abençoe!

À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate,
sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio!
Ordene-lhe Deus, instantemente o suplicamos,
e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina,
precipitai ao inferno satanás e todos os espíritos malignos
que andam pelo mundo para perder as almas.
Amém.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).