Até a última sexta-feira (18), a Defesa Civil de Itaquaquecetuba participou de um ciclo de treinamentos promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, com foco na preparação para as chuvas de verão de 2024/2025. O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes e reuniu 74 agentes de 24 municípios, além de contar com a participação de secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Habitação e Cultura.
O treinamento faz parte do projeto “SP Sempre Alerta”, que visa capacitar os profissionais para atuarem de maneira eficiente durante o período crítico de chuvas, visando reduzir riscos e prevenir desastres.
Últimas Notícias
- Usuários das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e região, devem ficar atentos a mudanças durante todo o “feriadão”
- Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e outras cidades do Alto Tietê distribuem mais de 88 mil ovos de páscoa para alunos da rede pública
- Lauana Prado é a primeira atração anunciada do Itaquá Rodeio Fest, em Itaquaquecetuba; evento será realizado em setembro
Durante as oficinas e atividades práticas, os participantes obtiveram informações sobre previsão do tempo, identificação de períodos críticos e implementação de medidas preventivas. O uso de tecnologias avançadas, como radares meteorológicos, também foi discutido, assim como a criação de núcleos comunitários para atuação local em áreas vulneráveis.
O treinamento incluiu apresentações detalhadas sobre as previsões meteorológicas para o período e a importância de adotar medidas preventivas, como parte de uma estratégia integrada de combate a desastres naturais. Profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também participarão da revisão das áreas de risco, complementando o treinamento com atividades práticas em locais considerados vulneráveis.