Na próxima segunda-feira (21), a rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes realizará o Dia D de Combate ao Bullying, em referência ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado no domingo (20). A iniciativa visa ampliar o diálogo entre alunos e profissionais das unidades escolares, promovendo reflexões sobre o tema e incentivando um ambiente de respeito e convivência saudável.
As atividades do Dia D incluirão ações práticas sugeridas por um Grupo de Trabalho, que propôs medidas como o estabelecimento de regras claras contra o bullying e a criação de campanhas visuais de conscientização. Entre as propostas estão a formação de comitês anti-bullying, envolvendo professores, coordenadores, pais e alunos, além do fortalecimento dos Conselhos Mirins das escolas, que atuarão na mediação de conflitos e promoção do respeito entre os estudantes.
Também será implementado um sistema de denúncias anônimas, além de atividades de integração e conscientização sobre o tema.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Acidente prejudica o trânsito em via importante de Suzano, nesta terça (19)
A programação ainda incluirá a exibição de filmes como “Matilda”, “Zootopia”, “WiFi Ralph: Quebrando a Internet” e “Extraordinário”. Essas obras serão utilizadas como ferramentas pedagógicas para fomentar discussões e aprendizados significativos sobre o bullying e suas consequências.
Além dessas ações, as escolas receberam o Guia de Combate ao Bullying, um material de apoio destinado à prevenção da violência nas escolas. O guia aborda o que é o bullying, suas formas de manifestação, as leis relacionadas ao tema, as consequências para as vítimas e orientações sobre como lidar com o problema.
O material também oferece sugestões de atividades educativas, direcionadas tanto para os pais quanto para educadores e alunos.