Um idoso de 71 anos, morador do Rio Grande do Sul, perdeu cerca de R$ 2 milhões em um esquema conhecido como “golpe do amor”. Durante dois anos, a vítima acreditou estar em um relacionamento virtual com uma suposta investidora norte-americana, que prometia viajar ao Brasil para conhecê-lo pessoalmente.
Um homem foi preso em Ferraz de Vasconcelos, cidade da região do Alto Tietê, acusado de estar envolvido no esquema.
A quadrilha utilizava um perfil falso para enganar o idoso, alegando que enviaria presentes como joias. Em contrapartida, exigia depósitos para cobrir supostos impostos de encomendas internacionais, taxas alfandegárias e outros tributos.
Entre 2022 e 2023, o idoso transferiu o valor milionário para as contas do grupo criminoso.
Com o registro da ocorrência feito pela vítima após descobrir o golpe, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) deflagrou a Operação Dom Quixote, que investiga crimes de estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Últimas Notícias
- Em apenas dois anos de luta, natural de Suzano, Jeseler é campeão Mundial de Jiu-Jitsu
- “Eu quero justiça pelo meu filho!”: Mãe que teve o filho amarrado em colégio particular de Itaquaquecetuba relata descaso por parte da instituição de ensino
- Equipe de jovens ginastas de Suzano está competindo em campeonato brasileiro da categoria
A operação interestadual mobilizou agentes do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. Até o momento, seis pessoas foram presas no estado de São Paulo, incluindo um dos envolvidos capturado em Ferraz de Vasconcelos.
Outros sete acusados estão foragidos.
Além das prisões, a polícia apreendeu celulares, notebooks, cartões bancários e documentos ligados à fraude. Bens e valores em contas bancárias dos suspeitos também foram bloqueados como parte das investigações.
As autoridades continuam trabalhando para localizar os foragidos e aprofundar as investigações sobre o esquema.