Nesta semana, a Prefeitura de Itaquaquecetuba intensificou as ações de combate aos escorpiões em toda a cidade. Por meio do Centro de Controle de Zoonoses, Defesa Civil e Guarda Ambiental, os agentes estão monitorando as áreas mais propensas à aparição do animal e orientando os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação, além das medidas a serem tomadas em caso de picadas.
Ressalta-se que a incidência de escorpiões é mais comum durante períodos quentes. No município, a espécie predominante é o escorpião-amarelo.
Últimas Notícias
- Usuários das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e região, devem ficar atentos a mudanças durante todo o “feriadão”
- Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e outras cidades do Alto Tietê distribuem mais de 88 mil ovos de páscoa para alunos da rede pública
- Lauana Prado é a primeira atração anunciada do Itaquá Rodeio Fest, em Itaquaquecetuba; evento será realizado em setembro
Manter o quintal limpo e livre de entulhos, bem como prestar atenção a barrancos, pedras, muros com reboco exposto, ralos e locais úmidos e pouco iluminados, são medidas essenciais para prevenir o aparecimento do animal.
Em caso de picada, os órgãos de saúde recomendam buscar imediatamente atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. Se possível, tirar uma foto do escorpião pode ajudar na identificação da espécie.
Ao encontrar o animal, é necessário acionar a Guarda Ambiental pelo número 153 ou a Defesa Civil pelo 199.