A primeira clínica pública voltada ao tratamento com cannabis medicinal no Brasil começará a funcionar em Ribeirão Pires, cidade vizinha a Suzano, a partir de 19 de março. O anúncio foi feito pelo prefeito Guto Volpi na última semana.
Segundo o prefeito, a criação da clínica seguiu critérios técnicos e pretende servir como referência para pesquisas e políticas públicas na área. Ele ressaltou que a proposta foi desenvolvida com embasamento acadêmico e clínico e que a implantação do serviço permitirá reunir dados para subsidiar o meio científico e médico sobre os resultados do tratamento.
Inicialmente, o atendimento será restrito aos moradores de Ribeirão Pires. No entanto, Volpi adiantou que pretende expandir o modelo para outras cidades da região por meio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.
A intenção é apresentar os dados coletados aos secretários de saúde dos municípios consorciados, possibilitando que avaliem a implementação da iniciativa com mais segurança.
Últimas Notícias
- Profissionais da Educação de Poá participam pela primeira vez do Congresso Bett Brasil
- Prefeitura de Poá encerra mês do autismo em evento com as Mães Azuis na base do Corpo de Bombeiros de Suzano
- Expectativa e solidariedade: Mogi das Cruzes receberá a maior competição de robótica da América Latina a partir de quinta-feira (1º); evento promove arrecadação solidária
O município já havia sido pioneiro na regulamentação do uso medicinal da substância com a aprovação da Lei Municipal que instituiu a Política Municipal de Medicamentos à base de canabidiol. A iniciativa foi apresentada por Volpi em 2022, quando ainda era vereador, em parceria com Edmar Oldani.
O objetivo da Lei é garantir diagnóstico e tratamento para pacientes cujas condições de saúde tenham eficácia científica comprovada para o uso do canabidiol.