PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Iniciando as comemorações do aniversário de Poá, prefeito entrega revitalizações do relógio da praça dos Expedicionários e do monumento dos pracinhas neste sábado (22); assista

A cidade de Poá deu início às comemorações de seu 76º aniversário com a entrega da restauração do relógio histórico da Praça dos Expedicionários e do Monumento do Expedicionário, localizado na região central. As obras de revitalização foram oficialmente apresentadas à população na manhã deste sábado (22), em evento que contou com a presença do prefeito Saulo Souza, da primeira-dama Flavia Souza e de outras autoridades municipais.
A repórter Ludimila Valadares acompanhou o evento (assista um vídeo, abaixo).

Sem funcionamento há anos, o relógio passou por uma restauração completa, incluindo nova pintura, acabamento e a instalação de um maquinário eletrônico moderno com motor de precisão e controlador por microprocessador. A atualização permite ajustes por aplicativo, dispensando a necessidade de acessar a casa de máquinas, o que deve facilitar a manutenção e preservar o equipamento.

Além da reforma no relógio, toda a estrutura ao redor também recebeu melhorias. O Monumento do Expedicionário, com a estátua do soldado instalada nas proximidades da avenida Padre Anchieta, foi revitalizado.
A homenagem contempla os 19 moradores da cidade que participaram da Segunda Guerra Mundial.

O antigo mecanismo do relógio, removido durante o processo de modernização, será preservado e ganhará um espaço de exposição no Teatro Municipal de Poá, valorizando a história do equipamento.

Durante coletiva de imprensa, Souza agradeceu a presença de todos os moradores e celebrou a conquista em seu governo, com menos de três meses à frente da administração municipal.
“Hoje estamos dando abertura à programação de aniversário de 76 anos de Poá, com essa entrega e revitalização tão importante. O relógio, que há mais de três décadas estava sem funcionar na nossa cidade, foi restaurado, assim como o Soldado de Bronze, um monumento em homenagem aos 19 poaenses que serviram na Segunda Guerra Mundial”, declarou o prefeito.

Ao portal Hoje Diário, Saulo informou que, além desta ação, pretende fazer com que o turismo e a cultura de Poá sejam sempre valorizados.
Poá sempre foi essa cidade simpática, acolhedora, princesinha do Alto Tietê! Uma cidade com visitação turística nesses pontos e também por meio dos grandes eventos. Por isso, nossa programação de aniversário busca atrair visitantes para o turismo de eventos, com um calendário de shows de Isadora Pompeo, Esther Marcos, Matheus e Kauan. Inclusive, estamos resgatando uma tradição por meio do Desfile Cívico-Militar, que não ocorria havia décadas na cidade. Neste ano, vamos retomar essa ação cultural e fortalecer o turismo e a economia local”, finalizou.

História viva de Poá

O relógio da Praça dos Expedicionários foi inaugurado em maio de 1958 e se tornou um dos principais pontos de referência em Poá. Durante muitos anos, serviu como orientação para os usuários da antiga Central do Brasil, com destino a São Paulo ou Mogi das Cruzes.

Projetado por Emílio Carletti, o equipamento se destaca por seu mostrador de três faces e pelo uso incomum do número “4” em algarismo romano, representado como “IIII” em vez de “IV”.

O mecanismo original foi produzido pela Relógios Michelini, empresa familiar da capital paulista que atuou entre 1908 e 1969, especializada em relógios para igrejas, estações e prédios públicos. A empresa também foi responsável por marcos importantes em São Paulo, como os relógios da Estação da Luz (1951), do antigo prédio do Mappin (1933) e do cruzamento da rua São Bento com a avenida São João (1935).

Assista o vídeo.