Nas últimas semanas, o vereador suzanense Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, recebeu diversos relatos sobre a presença de escorpiões em bairros de Suzano, como Jardim Monte Cristo, Jardim Colorado, Vila Amorim e Vila Fátima. Após visitar um dos bairros, o parlamentar formalizou ofícios junto à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a fiscalização do local, além da limpeza e capinação das áreas onde os animais peçonhentos foram encontrados.
Em nota enviada ao portal Hoje Diário, a Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, por meio da Coordenação de Controle de Zoonoses, informou que a capinação no bairro Vila Amorim está prevista para iniciar ainda nesta semana. O órgão também reforçou a necessidade de a população adotar medidas preventivas para evitar a entrada de escorpiões nas residências, como vedação de ralos e frestas, limpeza regular dos ambientes e descarte adequado de materiais inservíveis.
A Secretaria esclarece que, até o momento, não houve registros de incidentes com picadas de escorpiões em 2025 na cidade.
Últimas Notícias
- GCM de Itaquaquecetuba prende em flagrante homem por agredir a esposa durante discussão; ela também o acusa de estupro
- “Ele luta todos os dias para viver”: mãe de Itaquaquecetuba pede ajuda para compras de insumos ao filho com paralisia cerebral
- UBS do Recanto Mônica é entregue e mais serviços de saúde serão oferecidos aos moradores de Itaquaquecetuba
Mas, em casos de picada, o que se deve fazer?
O Ministério da Saúde recomenda que, em caso de acidente, a pessoa procure imediatamente um hospital de referência. Se possível, levar o escorpião capturado (com segurança) ou uma foto do animal para facilitar a identificação da espécie, o que contribui para um diagnóstico mais preciso.
Nem todos os casos exigem a aplicação do soro antiescorpiônico. A indicação depende da gravidade do quadro, que será avaliada por um profissional de saúde. Lavar o local da picada com água e sabão pode ajudar, desde que não atrase a ida ao atendimento médico.
A lista de hospitais de referência para aplicação do soro pode ser consultada no link
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/animais-peconhentos/hospitais-de-referencia
Em caso de ocorrências em Suzano, a população pode acionar a administração pública pelos seguintes canais:
- Telefone: (11) 4610-8767;
- Ouvidoria Municipal: 0800-774-2007;
- E-mail: [email protected].
