Recentemente, a empresa Kaspersky, especializada em softwares de segurança, descobriu um vírus que permite que cibercriminosos roubem valores via PIX de um celular infectado sem que a pessoa perceba imediatamente.
O vírus afeta apenas aparelhos com sistema Android e funciona por meio de um programa disfarçado instalado no celular, que consegue substituir a chave PIX durante uma transferência bancária por outra, pertencente ao criminoso.
O vírus pode não apenas alterar o destino do dinheiro, como também modificar o valor da transferência, com base no saldo disponível da vítima. A única diferença perceptível durante o processo é um leve tremor na tela.
Últimas Notícias
- Trivia Trens, empresa que assumirá a operação das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, começa a contratação de profissionais
- Ciesp Alto Tietê critica tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras
- Caixa leiloa mais de dois mil imóveis nos meses de julho e agosto; há unidades em Suzano, Mogi das Cruzes e região
Confira maneiras de se prevenir:
- Não instale aplicativos fora da loja oficial do Android — boa parte das ameaças, segundo a Kaspersky, é instalada dessa forma;
- Caso instale algum programa que solicite permissão de acessibilidade, não a conceda;
- Mantenha um antivírus instalado no smartphone. Com o aumento das transações realizadas por celular, os crimes cibernéticos estão migrando dos computadores para os dispositivos móveis.