Na última semana, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundación Mapfre, promoveu o projeto “Na Pista Certa – Uma cidade que vai até a sua cidade”, que garantiu conhecimentos básicos sobre o trânsito para 2 mil alunos de 13 escolas de Suzano, sendo 11 da rede municipal e duas particulares.
Por meio da iniciativa, foram realizadas atividades lúdicas na Arena Suzano, no Jardim Imperador, com o objetivo de estimular crianças a adotarem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas. Participaram das ações alunos das Escolas Municipais Abrão Salomão Domingues, do Jardim Tabamarajoara; Professor Damásio Ferreira dos Santos, da Vila Sol Nascente; Professora Edna Leite Lima, do Jardim Residencial Suzano; Professora Eliana Pereira Figueira, do Jardim Imperador; Elisabeth Ubeda Rodrigues, do Parque Maria Helena; José Adelino Moreira de Azevedo, do Jardim Realce; Lídia Lima da Silva, do Jardim Planalto; Professora Nereide do Carmo Peronti Sasso, do Jardim Monte Cristo; Professora Nizilda Alves de Godoy, da Fazenda Aya; Noêmia Santos Costa, do Jardim Ikeda; Professor Paulo Henrique Barreiros, do Parque Residencial Samambaia; e Toshio Utiyama, da região central.
O espaço cenográfico pensado para o desenvolvimento do trabalho, que foi um dos mais expressivos já realizados pelo Departamento de Educação para o Trânsito, alcançou 2 mil crianças de 5 a 11 anos, sendo 1,9 mil da rede municipal e cem das escolas particulares, que tiveram a oportunidade de sair do ambiente escolar para aprender sobre assuntos que não são trabalhados rotineiramente em sala de aula. Todos os alunos puderam desfrutar da estrutura modular e itinerante, com os monitores devidamente treinados, que foram instalados para garantir os conhecimentos básicos sobre a conduta que deve ser adotada nas ruas, como forma de desenvolver uma cultura de segurança nos estudantes e nas suas respectivas famílias.
Para algumas crianças, essa foi uma experiência inédita, pois puderam estar pela primeira vez na Arena Suzano. A atividade se integrou ao tema da campanha “Maio Amarelo” para este ano, que trouxe como tema central a construção de uma cultura de segurança no trânsito desde a infância. Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a uma peça teatral que abordou os principais cuidados no trânsito.
Por meio de jogos, atividades pedagógicas e apresentações, os alunos e professores refletiram sobre comportamentos seguros, ética cidadã e a importância do respeito às leis de trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre e do ciclista.
Últimas Notícias
- Em Itaquaquecetuba, cultura itinerante leva arte e serviços à população do Piratininga neste domingo (25)
- Prefeitura de Mogi das Cruzes oferece visitas monitoradas ao Parque Natural Chiquinho Veríssimo; confira
- Política Nacional Aldir Blanc: Prefeitura de Poá realiza consulta pública para definir aplicação dos recursos para a cultura municipal