PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Exposição em Suzano celebra 31 anos de carreira de Naif Enzo Ferrara com arte, memória e resistência neste sábado (02)

Neste sábado (02), o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, em Suzano, recebe a partir das 18h, a exposição “Vermelho: Memória é Resistência”, do artista Naif Enzo Ferrara. A mostra gratuita, que segue até 29 de agosto (sexta-feira), apresenta obras consagradas do artista, algumas já exibidas no Masp e premiadas em bienais.
Como estreia, há a obra “O amor é uma grande quimera”. A curadoria é assinada pelo próprio Ferrara, que comemora seus 31 anos de trajetória artística com uma proposta imersiva.

Com forte conexão entre pintura, instalação, performance e arte relacional, a exposição convida o público a um mergulho nas memórias afetivas de diferentes territórios. Além de São Paulo, cidade frequentemente retratada por Ferrara, estão presentes referências a Biritiba Mirim, Guararema e Suzano, esta última, palco da maior obra já produzida pelo artista em proporção.

Elementos sensoriais como uma máquina de costura de 1892 e um gramofone da década de 1930 ampliam a experiência para além da contemplação visual. A abertura contará com uma apresentação do Landell Projet, performance que combina clássicos radiofônicos em formato eletrônico dançante.

A exposição se destaca por integrar arte popular e contemporânea, estabelecendo conexões entre lembrança e identidade cultural por meio de cores, sons, texturas e objetos históricos que transformam o espaço expositivo em uma extensão viva do ateliê de Ferrara. O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi está localizado na rua Benjamin Constant, número 682, área central.