O programa ASMARA, voltado à geração de renda e autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade, será expandido para os 14 municípios que integram o CONDEMAT+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região). A ampliação será possível graças a uma parceria firmada entre o consórcio e a Organização Não Governamental (ONG) Gerando Falcões, formalizada na tarde desta segunda-feira (04), com meta inicial de inclusão de 600 mulheres na iniciativa.
Com validade até 2028, o acordo visa transformar realidades por meio da geração de renda, dignidade e independência financeira para centenas de famílias lideradas por mulheres. A tecnologia social do ASMARA já impactou mais de três mil mulheres em favelas e periferias de São Paulo e atualmente conta com 218 participantes na região do CONDEMAT+, atuando em cidades como Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Mogi das Cruzes.
Com a expansão, todas as cidades do consórcio passarão a identificar os grupos prioritários para inclusão no programa, que capacita mulheres para a venda direta de itens doados ou reciclados, como roupas e utensílios domésticos.
Últimas Notícias
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos inicia curso de Libras para funcionários da rede municipal
- Família procura por cão desaparecido em Ferraz de Vasconcelos, próximo à divisa com Poá; animal idoso sofre de doença e precisa de medicação diária
- Em Poá, Polícia Militar descobre “casa-bomba” com quase meia tonelada de drogas após prisão de casal em carro furtado em Ferraz de Vasconcelos
Coordenadas pelo Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade, as ações serão integradas com equipes de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas para Mulheres. A região de Distribuição da Gerando Falcões, localizada em Poá, dará suporte logístico com produtos oriundos de doações e parcerias com empresas.
A iniciativa busca enfrentar os altos índices de pobreza nas favelas do Alto Tietê, onde cerca de 380 mil pessoas vivem em áreas vulneráveis, segundo o Censo de 2022.
A assinatura do acordo de cooperação entre o CONDEMAT+ e a Gerando Falcões contou com a presença do atual presidente e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues; Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões e de presidentes dos Fundos Sociais de cidades da região do Alto Tietê e outras autoridades.