PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Parceria entre CONDEMAT+ e Gerando Falcões amplia programa para empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade no Alto Tietê

O programa ASMARA, voltado à geração de renda e autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade, será expandido para os 14 municípios que integram o CONDEMAT+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região). A ampliação será possível graças a uma parceria firmada entre o consórcio e a Organização Não Governamental (ONG) Gerando Falcões, formalizada na tarde desta segunda-feira (04), com meta inicial de inclusão de 600 mulheres na iniciativa.

Com validade até 2028, o acordo visa transformar realidades por meio da geração de renda, dignidade e independência financeira para centenas de famílias lideradas por mulheres. A tecnologia social do ASMARA já impactou mais de três mil mulheres em favelas e periferias de São Paulo e atualmente conta com 218 participantes na região do CONDEMAT+, atuando em cidades como Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Mogi das Cruzes.
Com a expansão, todas as cidades do consórcio passarão a identificar os grupos prioritários para inclusão no programa, que capacita mulheres para a venda direta de itens doados ou reciclados, como roupas e utensílios domésticos.

Coordenadas pelo Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade, as ações serão integradas com equipes de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas para Mulheres. A região de Distribuição da Gerando Falcões, localizada em Poá, dará suporte logístico com produtos oriundos de doações e parcerias com empresas.

A iniciativa busca enfrentar os altos índices de pobreza nas favelas do Alto Tietê, onde cerca de 380 mil pessoas vivem em áreas vulneráveis, segundo o Censo de 2022.

A assinatura do acordo de cooperação entre o CONDEMAT+ e a Gerando Falcões contou com a presença do atual presidente e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues; Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões e de presidentes dos Fundos Sociais de cidades da região do Alto Tietê e outras autoridades.