No dia 16 de agosto, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo realizará o mutirão “Meu Pai Tem Nome”, uma iniciativa voltada ao reconhecimento de paternidade. A ação acontecerá em diversas unidades da Defensoria no estado, incluindo as cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, na região do Alto Tietê.
Organizado pelo Condege (Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais), o mutirão oferecerá, gratuitamente e em um único dia, exames de DNA, orientação jurídica e encaminhamentos para acordos de reconhecimento extrajudicial de paternidade. A proposta é garantir o direito à identidade de crianças e adolescentes, promovendo um atendimento ágil e acolhedor para as famílias envolvidas.
Últimas Notícias
- Ferraz de Vasconcelos promove capacitação para famílias atendidas pelo Cras e Creas
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos inicia curso de Libras para funcionários da rede municipal
- Parceria entre CONDEMAT+ e Gerando Falcões amplia programa para empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade no Alto Tietê
As pessoas interessadas em participar precisam se inscrever até o dia 13 de agosto (quarta-feira), por meio do formulário disponível no site da Defensoria Pública de São Paulo https://www.defensoria.sp.def.br/atendimento/mutirao-nacional-de-reconhecimento-e-investigacao-de-paternidade-2025.
Durante o evento, os participantes terão acesso a exames de DNA sem custo, orientações para reconhecimento voluntário de paternidade, atendimento jurídico especializado em direito de família e possibilidade de mediação entre as partes.
A Defensoria informou que, neste dia, não será realizada triagem socioeconômica dos atendidos. Essa análise só será necessária caso haja necessidade de ajuizamento de ação judicial.
Na região do Alto Tietê, as unidades participantes estão localizadas nos seguintes endereços: em Suzano, na rua Aurora, número 303, no bairro Vila São Francisco; em Mogi das Cruzes, na rua Francisco Martins, número 30, no bairro Jardim Armênia; em Itaquaquecetuba, na rua Vereador José Barbosa de Araújo, número 317, no bairro Vila Virgínia; e em Ferraz de Vasconcelos, na rua Carlos Gomes, número 215, no bairro Vila Romanópolis.