Na manhã desta sexta-feira (15), foi lançado, em Suzano, o novo Conselho Municipal da Juventude, o ComJuve. A proposta de sua criação é estabelecer um espaço de diálogo que promova a construção de políticas públicas voltadas à juventude, proporcionando um futuro mais participativo e inclusivo aos suzanenses, em áreas como educação, cultura, trabalho, saúde, esporte e cidadania.
A cerimônia de lançamento aconteceu no Complexo Educacional e Cultural Mirambava e contou com a presença de autoridades municipais e representantes da cidade.
A repórter do portal Hoje Diário, Ludimila Valadares, acompanhou o evento (assista ao vídeo abaixo).
Últimas Notícias
A solenidade reuniu o prefeito Pedro Ishi; a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi; o presidente da Câmara Municipal, Artur Takayama; o vice-prefeito Said Raful; o secretário municipal de Governo, Alex Santos; além do novo presidente do conselho, André Luiz, e do coordenador estadual da Juventude, Juliano Borges.
O ComJuve será composto por 18 membros titulares: nove representantes de secretarias municipais e nove representantes da sociedade civil, escolhidos para representar a diversidade e os interesses da juventude local. Entre os representantes estão: Governo, Assistência e Desenvolvimento Social, Assuntos Jurídicos, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Educação, Esportes, Saúde e Segurança Cidadã; além da Associação Comercial e Empresarial de Suzano, Bunkyo Suzano, AADVIS (Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano), Guarda Mirim de Suzano, Instituto Federal de Suzano, 55ª Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Rotary Club de Suzano e outras instituições.
Durante a cerimônia, o prefeito Pedro Ishi, que assinou o lançamento do projeto, destacou a importância da iniciativa como instrumento de transformação social:
“Hoje, para mim, é um momento muito especial! Construímos um conselho de juventude muito fortalecido por meio do André [presidente] e, mais do que isso, que vocês, jovens, possam estar presentes todos os dias na vida política da nossa cidade, cobrando nossos representantes”, afirmou.
Por sua vez, Alex Santos, um dos idealizadores do projeto, comentou sobre a nova ferramenta municipal:
“Primeiramente, quero parabenizar a juventude que compareceu em massa ao evento de hoje. Isso nos dá esperança de um país melhor! Hoje é um dia histórico para a cidade de Suzano. A nossa ideia é que os jovens sejam protagonistas da própria história e das ações realizadas nos próximos meses. Tem bastante coisa boa vindo, junto ao Governo do Estado”, declarou.
A expectativa é que as primeiras ações do conselho comecem a ser articuladas nas próximas semanas.