PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Desassoreamento do Rio Tietê entre Suzano e Poá atinge 79% de execução

As obras de desassoreamento no trecho do rio Tietê entre Suzano e Poá, conhecido como Lote 4B, já alcançaram 79,24% de conclusão. Iniciadas no final de 2023, as intervenções são coordenadas pela SP Águas (empresa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo).
Desde o início da obra, mais de 247 mil metros cúbicos de sedimentos foram removidos, de um total estimado de 315 mil m³ a serem extraídos até 2026.
O contrato firmado tem a previsão de limpeza, desobstrução e retirada de materiais como areia e lodo ao longo de cerca de 14,9 km do curso do rio, com prazo de conclusão em 30 meses.

O objetivo é aumentar a profundidade do leito e a capacidade de vazão do Tietê, que recebe águas dos rios Jaguari e Guaió, reduzindo assim o risco de transbordamentos, especialmente em áreas urbanas mais baixas de Suzano e bairros vizinhos, principalmente em época de fortes chuvas. Com barcaças e plataformas operando diariamente, os resíduos retirados são transportados até a margem para fazer o descarte adequado.