Durante todo o mês de setembro, a cidade de Poá promove uma série de atividades voltadas à valorização da vida e à prevenção do suicídio, como parte da campanha Nacional “Setembro Amarelo”. A programação envolve rodas de conversa, distribuição de materiais informativos e ações de sensibilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), além de uma atividade de encerramento com dança circular aberta à população no dia 30 (terça-feira), às 9h, na praça Atílio Santarelli, na área central.
As iniciativas são realizadas nas UBSs Calmon Viana, Nova Poá e Jardim América; bem como nos CAPS II e CAPS AD. Nestes locais, os profissionais da saúde intensificam a distribuição de folders com informações sobre sinais de alerta e canais de apoio disponíveis no município.
A Prefeitura de Poá também tem investido na ampliação da rede de saúde mental, com a contratação de psicólogos infantis e a inauguração de uma ala especializada em neurologia e psiquiatria no Centro Municipal de Especialidades (CEME). Neste espaço, há sala sensorial voltada ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências ocultas e síndrome de Down, reforçando o compromisso da gestão com o acolhimento e cuidado da saúde emocional da população.