Passageiros que utilizam as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) devem se atentar às alterações na operação dos trens no sábado (20) e domingo (21). As mudanças ocorrem devido a obras de modernização e manutenção em diversos trechos da malha ferroviária que atende municípios do Alto Tietê, como Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos.
No sábado (20), entre 23h30 e meia-noite, os trens da Linha 11-Coral vão operar pela plataforma 2 nas estações Calmon Viana, em Poá; Suzano; e Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. A medida é necessária para manutenção preventiva em máquinas de chave dos aparelhos de mudança de via.
Já no domingo (21), entre 7h e 17h, a Linha 11-Coral não seguirá até a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital paulista. Nesse período, os trens vão partir e chegar pela plataforma 3 da estação da Luz, também em São Paulo.
Ainda no domingo (21), das 9h às 17h, os trens da mesma linha circularão pela plataforma 2 nas estações Corinthians-Itaquera, Dom Bosco e José Bonifácio, todas na capital. Depois, entre 18h e meia-noite, os embarques e desembarques ocorrerão na plataforma 1 da estação Tatuapé e na plataforma 8 da estação Palmeiras-Barra Funda, ambas em São Paulo.
Essas mudanças permitirão a desmontagem de andaimes sob o viaduto Carlos de Campo, a retirada de guarda-corpo próximo à estação Guaianases e o lançamento de cabo de baixa tensão, além de ajustes em chaves seccionadoras.
Na Linha 12-Safira, as alterações também ocorrerão no domingo (21), das 23h à meia-noite. Nesse período, os trens circularão pela plataforma 1 nas estações USP Leste e Comendador Ermelino, ambas localizadas na capital. A intervenção será feita para remanejamento de materiais e substituição de trilhos.
Durante as obras, os trens das duas linhas operarão com intervalos regulares de 60 minutos. A CPTM informou que equipes estarão disponíveis para auxiliar os passageiros nos trajetos.
As mudanças estão sendo comunicadas por meio de avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização nas estações.