PUBLICIDADE

" "

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

" "

Atenção: segundo prefeito Delegado Eduardo Boigues, Itaquaquecetuba investiga dois casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas; assista

A cidade de Itaquaquecetuba está investigando dois casos de possível intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira (02) pelo prefeito Delegado Eduardo Boigues, por meio de suas redes sociais (assista o vídeo, abaixo).

De acordo com o prefeito, o primeiro caso envolve uma pessoa que morreu no dia 24 de setembro, no Hospital Santa Marcelina, localizado no município. A causa da morte ainda está sendo analisada, mas há suspeita de que tenha sido provocada por ingestão de metanol. O laudo médico que pode confirmar essa hipótese ainda está em andamento.

O segundo caso ocorreu nesta quinta-feira (02), quando uma nova pessoa deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com sintomas compatíveis com intoxicação pelo mesmo tipo de substância.

Diante da situação, o prefeito fez um apelo à população para que evite o consumo de bebidas alcoólicas nos próximos dias, como forma de precaução.

Situação no Brasil

Em todo o país, até a tarde desta quinta-feira (02), foram registradas 59 notificações de intoxicação por metanol, conforme divulgado pelo ministro Alexandre Padilha durante entrevista na Sala de Situação, criada pelo Governo Federal para monitorar os casos e coordenar ações emergenciais.

Segundo o Ministério da saúde, entre os casos registrados, 11 já tiveram a presença de metanol confirmada por meio de exames realizados por um CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em saúde).

Além disso, foi confirmado um 12º caso envolvendo o rapper Gustavo Hungria, que permanece internado em um hospital de Brasília. Exames identificaram a substância no organismo do artista.

Até o momento, apenas uma morte causada por intoxicação por metanol foi confirmada oficialmente pelo Ministério da Saúde, no estado de São Paulo. Outros sete óbitos estão sob investigação, sendo dois em Pernambuco e cinco também em São Paulo.

Assista o vídeo.