Nesta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Vereadores de Mogi das Cruzes aprovou outro convênio entre a Secretaria de Estado da saúde (SES) e o município. Dessa vez, foi aprovada a transferência de R$ 11.009.510,00, que deverão ser usados na futura Maternidade Municipal, prevista para ser inaugurada até o final deste ano em Brás Cubas.
No início de outubro, a Câmara já havia aprovado um convênio de R$ 35,8 milhões entre a SES e a Prefeitura de Mogi das Cruzes, também para custear a Maternidade Municipal.
A nova propositura, também de autoria da prefeita Mara Bertaiolli, visa fortalecer as ações e serviços de assistência à saúde prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região do Departamento Regional de Saúde (DRS I) da Grande São Paulo. De acordo com o projeto de lei, o montante será destinado a investimentos na aquisição de equipamentos para a Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes, visando viabilizar o pleno funcionamento da unidade e a oferta de serviços especializados de saúde a mulheres e aos recém-nascidos.
A justificativa da proposta também destacou, novamente, que a Maternidade atuará como complemento à rede de saúde existente, evitando cenários como os de superlotação na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes enfrentados anteriormente.