PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Expectativas”, por Luci Bonini

A palavra “expectativa” vem do latim expectativa, que significa “espera, antecipação”. É formada pelo prefixo ex- (que aqui tem um sentido intensificador) e pelo verbo spectare, que significa “olhar”. Portanto, a origem da palavra remete ao ato de “olhar esperando” algo. É o olhar para o futuro!!!
Sabe quando olhamos para uma criança e criamos expectativas? É isso. Expectativas podem ser definidas como crenças ou suposições sobre o que acontecerá no futuro. Elas desempenham um papel crucial na formação de nossas experiências e interações

Sabe quando nos apaixonamos e criamos devaneios da felicidade ao lado de alguém? Em relacionamentos pessoais, por exemplo, as expectativas podem ditar como percebemos as ações e intenções dos outros.

Nas amizades isso também ocorre. Se alguém espera apoio de um amigo em momentos difíceis, mas se isso não ocorre, pode ocorrer decepção.

Na educação vemos as expectativas dos alunos que, frequentemente, têm expectativas em relação ao seu desempenho com base em experiências passadas ou padrões sociais, ou com relação ao seu futuro, sua formação e sua entrada no mercado de trabalho.

Quando criamos expectativas, entendemos que elas podem nos motivar a buscar a excelência ou levar à ansiedade se sentimos que não conseguimos atingir esses padrões.

Historicamente, as expectativas sociais evoluíram ao longo do tempo. Muitos são os exemplos ao longo de centenas de anos: ficamos livres da escravidão, buscamos amparo aos trabalhadores, conquistamos muitas leis que protegem crianças e adolescentes, idosos, populações quilombolas e tribos indígenas.

Por exemplo, os papéis de gênero mudaram significativamente ao longo das décadas; o que antes era esperado de homens e mulheres mudou drasticamente devido a movimentos que defendem a igualdade. As mulheres conseguiram espaços na liderança, travaram longas lutas de reconhecimento dos seus papéis na sociedade, e a população LGBTQIA+ vem se posicionando com muito menos preconceitos do que há muitas décadas.

Atualmente a minha expectativa é ver o mundo livre das guerras, do sofrimento das pessoas alvos do ódio e do preconceito. Outra grande expectativa minha é ver o mundo livre das drogas, das doenças mentais e das pandemias. Sei que isso é possível, por isso conservo dentro de mim esta esperança. E você? Quais as suas expectativas?

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).