Dois parafusos metálicos de 18 toneladas e altura equivalente a um prédio de seis andares serão instalados pela Sabesp na nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE) de Suzano. Com 2,7 metros de diâmetro, cada estrutura será capaz de bombear 1,5 mil litros de esgoto por segundo, o que representa o volume de 41 piscinas olímpicas por dia.
A conclusão das obras está prevista para o fim de 2025. Os equipamentos serão posicionados em um poço de 14 metros de profundidade e funcionarão inclinados, realizando a elevação contínua do esgoto até o sistema principal da Sabesp.
O principal objetivo é conduzir os resíduos domésticos da região até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Suzano, contribuindo diretamente para o programa de despoluição do Rio Tietê. Integrado ao interceptor Iti-16 (um tubo subterrâneo de 2,5 metros de diâmetro que coleta esgoto de 60 bairros), o novo sistema permitirá que a ETE Suzano trate o esgoto de 90 bairros, atendendo cerca de 285 mil residências e beneficiando mais de 850 mil pessoas.




























