Entre os dias 6 e 9 de novembro, será realizada a 10ª Semana do Hip Hop no Terminal Central de Mogi das Cruzes. A iniciativa, organizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, conta com diversas atividades gratuitas que celebram a riqueza e a diversidade da cultura Hip Hop. O evento reunirá batalhas de breaking e MCs, exposição fotográfica, encontro de graffiti, slam, feira urbana e pocket shows com artistas locais, além da apresentação do DJ Rooneyoyo com o trio de rap da Cidade Tiradentes, A’s Trinca.
As apresentações serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro.
No dia 8, as atrações serão a Feira de Artes Urbanas, a batalha do Improvi’Slam, o Baile do DJ Kriador, o MogiCity Collab e o DJ Rud. A Feira de Artes Urbanas (FAU) promoverá a comercialização de quadros, artes e artesanatos diversos, a partir das 10h. Em seguida, o Baile do DJ Kriador contará com clássicos da black music, às 16h. Por fim, o MogiCity Collab, projeto que reúne diferentes artistas em uma experiência única de fusão criativa, será às 17h, com pocket shows solos de Niw Rapper, Jota L, Negra Vi, Mizzi e DJ Alissa.
Já no dia 9, a agenda inclui batalhas de breaking com o Mogi Breaking Session, de MCs com o Resenha Central, e finalizando a programação com o show do DJ Rooneyoyo e A’s Trinca, das 13h às 18h. O trio de rap feminino A’s Trinca, composto por Nay Lopes, Nina Ferreira e DJ X-Jay, acompanhadas pelo DJ Rooneyoyo, apresentam composições próprias que mesclam lirismo, crítica social, empoderamento feminino e vivências reais. O grupo se consolidou como uma das vozes mais potentes da cena, representando com orgulho seu território e ampliando o espaço para mulheres no hip-hop.
Já o DJ Rooneyoyo é um artista versátil, criador e curador da exposição “Hip-Hop 80’sp – Na Onda do Break” em cartaz na sala expositiva do Serviço Social do Comércio (Sesc) 24 de maio. A exposição “Versos em Foco: Batalhas em Movimento”, do fotógrafo Vinícius Toledo, ficará em cartaz durante os quatro dias de evento.
A exposição nasce do encontro entre a fotografia documental e a força da cultura Hip Hop em Mogi das Cruzes. Por meio de 29 imagens, a mostra revela MCs, DJs, B-boys, grafiteiros e poetas que transformam a palavra em resistência e o gesto em arte. Mais do que registrar performances, o trabalho busca dar visibilidade às histórias, afetos e territórios que moldam a cultura Hip Hop mogiana. As imagens percorrem ruas, praças, becos e espaços simbólicos, onde a coletividade se afirma como potência criativa e política.
O Terminal Central está localizado na rua Professor Flaviano de Melo, número 525, na área central.




























