As linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que atendem municípios como Suzano, Poá, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, na região do Alto Tietê, terão alterações de funcionamento neste sábado (29) e domingo (30) devido a obras de manutenção, melhorias e modernização na via.
Além das mudanças operacionais previstas, a linha 11-Coral enfrenta ainda problemas iniciados na tarde de sexta-feira (28), quando danos na rede aérea afetaram a circulação.
Na linha 11-Coral, a partir das 21h deste sábado (29) e até o fim da operação, todos os embarques e desembarques na estação Calmon Viana, em Poá, ocorrerão exclusivamente pela plataforma 2.
Na linha 12-Safira, a estação Aracaré, em Itaquaquecetuba, terá atendimento nos dois sentidos pela plataforma 2 desde as 23h até o encerramento da operação.
No domingo (30), na linha 11-Coral, a estação Antonio Gianetti Neto, em Ferraz de Vasconcelos, atenderá pela plataforma 1 entre 4h e 14h; após esse horário, a movimentação de passageiros será direcionada para a plataforma 2. Já na estação Calmon Viana, em Poá, entre 4h e 8h, o atendimento ocorrerá pela plataforma 2 para permitir ações antivandalismo, incluindo a substituição de cabo nu por cabo isolado.
Ainda na linha 11-Coral, das 8h às 17h, os trens não seguirão até a estação Palmeiras-Barra Funda, em São Paulo, fazendo partidas e chegadas apenas na estação da Luz, também na capital. A alteração é necessária para a instalação de infraestrutura e placas fotovoltaicas no telhado da plataforma 1 de Barra Funda.
Na linha 12-Safira, o atendimento em Aracaré será feito pela plataforma 2 desde o início da operação de domingo (30) até 7h, durante serviços como troca de telhas, alívio de tensão, soldas e movimentação de materiais na via.
Entre 7h e 20h, a alteração ocorrerá na estação Engenheiro Manoel Feio, igualmente em Itaquaquecetuba, com embarques e desembarques concentrados na plataforma 2. A partir das 20h e até o encerramento da operação, as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista, ambas em São Paulo, utilizarão a plataforma 1 para obras de carga, descarga e remanejamento de materiais.
A CPTM informou que equipes estarão disponíveis para orientar os usuários. As mudanças são comunicadas por meio de avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização instalada nas estações.
Problemas continuam afetando a linha 11-Coral
Desde as 4h deste sábado (29), a linha 11-Coral segue sem operação entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, em São Paulo. Passageiros que precisam chegar à Barra Funda devem recorrer à linha 10-Turquesa, que opera normalmente.
A CPTM trabalha para consertar a rede aérea danificada após o pantógrafo de um trem romper parte do cabeamento. A ocorrência começou por volta das 15h de sexta-feira (28) e permanece sem previsão de normalização.




























