Aos 13 anos, o jovem Pietro Miguel Lopez Martins, morador do bairro Jardim Restinga, situado no Distrito de Palmeiras, em Suzano, enfrenta mais um grande desafio em sua luta por qualidade de vida. Diagnosticado com paralisia cerebral, Pietro nasceu prematuramente, com apenas cinco meses de gestação, e desde então passa por tratamentos contínuos e procedimentos cirúrgicos para melhorar sua mobilidade.
No dia 26 de janeiro (segunda-feira), o jovem realizará uma nova cirurgia e a família pede ajuda para custear uma órtese (dispositivo externo usado para apoiar, alinhar, corrigir ou proteger uma parte do corpo), avaliada em mais de 13 mil reais.
A mãe do adolescente, Janaina Tâmara Bárbara, começou uma campanha de arrecadações (Vakinha) para ajudar o seu filho. Os familiares de Pietro enfrentam dificuldades atualmente e não conseguem arcar com os custos.
Entre os itens necessários para a qualidade de vida do garoto estão um tutor longo (CAFO) para os membros inferiores, que estabilizará e alinhará o membro inferior para que Pietro possa andar; articulações de tornozelo e joelho com trava em anel de aço, para maior estabilidade; hastes em duralumínio, que garantirão sustentação com menor peso; e estrutura em polipropileno, que proporciona maior conforto. Além disso, são necessários um andador, um par de muletas e um sling. O custo total dos equipamentos gira em torno de R$ 15 mil.
A mãe do adolescente relatou à reportagem a dificuldade enfrentada pela família. “Esses aparelhos são fundamentais para a cirurgia e para a recuperação do Pietro. Sem eles, o procedimento não pode acontecer da forma correta, mas não temos condições de arcar com os custos”, explicou ao portal Hoje Diário.
Diante da situação, Janaina criou uma vaquinha solidária online para arrecadar o valor necessário e garantir que Pietro possa realizar a cirurgia e continuar seu tratamento com dignidade. Os interessados em ajudar podem acessar a vaquinha por meio do seguinte link https://www.vakinha.com.br/5875451. Por fim, Janaina pede ajuda pela vida de seu filho. “Qualquer valor faz diferença. Nosso sonho é proporcionar ao Pietro mais autonomia, conforto e qualidade de vida”, disse.
































