A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que promoverá, neste sábado (21) e domingo (22), grandes mudanças na circulação das linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Ferraz de Vasconcelos, cidades da região do Alto Tietê, para a realização de obras de manutenção e intervenções na via férrea.
No sábado (21), das 21h até a meia-noite, a linha 11-Coral operará em dois trechos distintos: entre Palmeiras-Barra Funda, na capital paulista, e Jundiapeba, em Mogi das Cruzes; e entre Estudantes e Jundiapeba, ambas no mesmo município. Para seguir viagem em qualquer sentido, os usuários deverão desembarcar na estação Jundiapeba e embarcar novamente no outro trecho.
Ainda nesse período, o embarque e o desembarque nas estações Suzano e Calmon Viana, em Poá, ocorrerão exclusivamente pela plataforma 1. A partir das 23h30 até o encerramento da operação comercial, os trens circularão pela plataforma 2 nas estações Jundiapeba, Braz Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes, todas em Mogi das Cruzes. De acordo com a companhia, as mudanças são necessárias para a restauração de uma torre localizada nas proximidades da plataforma 4 da estação Luz, na cidade de São Paulo.
Na linha 12-Safira, também no sábado (21), entre 21h e meia-noite, os passageiros deverão utilizar a plataforma 2 nas estações Calmon Viana, em Poá, e Aracaré, em Itaquaquecetuba. A medida permitirá o transporte de carga de materiais inservíveis.
No domingo (22), a linha 11-Coral terá a circulação interrompida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, na capital, das 4h às 20h. Como alternativa, os passageiros poderão utilizar a conexão com a Linha 3-Vermelha do Metrô. Durante esse intervalo, o embarque e o desembarque nas estações José Bonifácio, Dom Bosco e Corinthians-Itaquera serão realizados pela plataforma 1.
Entre 8h e 17h de domingo (22), os trens não circularão entre Luz e Palmeiras-Barra Funda, ambas em São Paulo. Nesse trecho, a orientação é que os usuários utilizem a Linha 10-Turquesa. No período, serão executados serviços em aparelhos de mudança de via (AMVs), com substituição de jacaré, agulha e trilho de encosto.
Já na linha 12-Safira, ao longo de toda a operação de domingo (22), das 4h à meia-noite, os trens circularão pela plataforma 1 nas estações Itaim Paulista e Jardim Romano, na capital paulista. Entre 4h e 8h, o embarque e o desembarque nas estações Aracaré e Calmon Viana ocorrerão pela plataforma 2 para viabilizar a substituição de cabos de cobre por alumínio na rede aérea.
A CPTM informou que colaboradores estarão disponíveis nas estações para orientar os passageiros e que as alterações operacionais estão sendo comunicadas por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização.



